Topo

Promessa canadense do tênis diz que não quer ser comparado com ninguém

23/02/2019 22h44

Rio de Janeiro, 23 fev (EFE).- O tenista Felix Auger-Aliassime, promessa canadense de 18 anos que Neste sábado se classificou para a final do Rio Open, afirmou que não deseja ser comparado com ninguém, ao ser perguntado sobre jogadores que foram bem-sucedidos desde jovens como Rafael Nadal.

"Não quero me comparar com outros. Não é a mesma situação. As gerações são diferentes", afirmou o canadense na entrevista coletiva que concedeu após sua vitória por 2 sets a 1 (6-3, 3-6 e 6-3) sobre o uruguaio Pablo Cuevas, na semifinal do Rio Open, único torneio ATP 500 da América do Sul.

O canadense, que neste domingo se tornará o tenista mais jovem a disputar a final de um ATP 500, já tem vários recordes, como a de ser o mais jovem a pontuar na ATP, o mais jovem a ganhar uma partida do quadro principal de um Challenger e o primeiro jogador nascido neste século a disputar uma partida do quadro principal de um torneio ATP.

"Não me preocupo com esses recordes. Não cheguei ao Rio pensando nisso. Isso é uma coisa que interessa à imprensa ", afirmou Auger-Aliassime.

O canadense afirmou que sua única preocupação neste momento é em vencer a final do torneio, na qual vai encarar o sérvio Laslo Djere (90), de 23 anos e que avançou para esta partida decisiva graças ao abandono por lesão do esloveno Aljaz Bedene na outra semifinal. Para ambos será a primeira final ATP nas suas carreiras.

"Não diria que sou o grande favorito. Provavelmente possa chegar bem à final. Mas será uma partida difícil, uma batalha", afirmou o tenista canadense.

Ele acrescentou que não se pode pensar que o torneio brasileiro se transformou em uma competição fácil, após a eliminação de todos os favoritos.

"Os jogadores que ficaram foram justamente os que derrotaram os melhores jogadores", afirmou ao lembrar que Djere eliminou na primeira rodada o austríaco Dominic Thiem, número oito do mundo e primeira cabeça de chave do torneio.

Auger-Aliassime, atualmente número 104 no Ranking da ATP, pode iniciar a próxima semana entre os melhores 80 melhores do mundo, algo inédito para sua idade.

Além de que na próxima semana se tornará no primeiro jogador de 18 anos a entrar na lista dos 100 melhores, Auger-Aliassime também foi o mais jovem a ficar entre os 200 melhores depois de Rafael Nadal, em 2002. EFE