Topo

Holandês é eleito o melhor técnico de todos os tempos por revista; Telê é 35º

19/03/2019 10h58

Paris, 19 mar (EFE).- O holandês Rinus Michels foi apontado como o melhor técnico de futebol de todos os tempos, de acordo com lista de 50 nomes publicada nesta terça-feira pela revista francesa "France Football", em que o único brasileiro presente é Telê Santana, no 35º lugar.

Morto em 2005, o antigo comandante de Ajax, Barcelona, seleção da Holanda, entre outros, levou a melhor no ranking que avaliou títulos, influência no jogo e carisma. Michels já havia sido eleito o treinador do século, pela Fifa, em 1999, e o melhor do pós-guerra pelo jornal britânico "The Times", em 2007.

Na lista da "France Football", logo atrás do holandês, estão o escocês Alex Ferguson, que fez história no Manchester United, e o italiano Arrigo Sacchi, lendário comandante do Milan, na segunda e terceira posições, respectivamente.

Antigo jogador de Michels, o holandês Johan Cruyff é o quarto colocado. Logo atrás, aparece outro pilar da história do Barcelona, o espanhol Josep Guardiola. O ucraniano Valeriy Lobanovskyi, ex-seleção soviética e Dínamo de Kiev, é o sexto, a frente do franco-argentino Helenio Herrera, do italiano Carlo Ancelotti, do austríaco Ernst Happel e do escocês Bill Shankly.

Telê Santana, que treinou a histórica seleção brasileira de 1982 e foi bicampeão mundial com o São Paulo, além de ter passado por Fluminense, Atlético Mineiro, Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Flamengo e Fluminense, ficou em 35º. EFE