Topo

Jornal revela que clubes e Uefa se reunirão para buscar mudanças na Champions

19/03/2019 02h15

Nova York, 19 mar (EFE).- Alguns dos maiores clubes europeus realizarão uma reunião secreta com a Uefa, nesta terça-feira, para discutir possíveis mudanças no atual formato da Liga dos Campeões da Europa, de acordo com revelação feita pelo jornal americano "The Wall Street Journal".

Estas devem ser as primeiras conversas formais com a intenção explícita de reformular o futebol europeu. As negociações estão apenas começando e qualquer mudança está longe de ser certa e é improvável que entre em vigor antes de 2024, diz o jornal.

As mudanças que devem ser discutidas em Nyon, na Suíça, podem ter um alcance importante já que sobre a mesa há uma proposta incipiente que poderia substituir a estrutura de classificação do torneio por um sistema mais fechado de promoção e descenso que favoreceria aos clubes maiores e ricos da Europa e dificultaria a classificação das equipes menores.

Outra proposta procura tirar algumas partidas da Liga dos Campeões que são disputadas as terças e quartas-feiras para os finais de semana, uma mudança que poderia atrapalhar o campeonato nacional de cada país.

Os clubes serão representados nas conversas pelo conselho da Associação Europeia de Clubes (ECA, sigla em inglês), órgão liderado por Andrea Agnelli, presidente da Juventus, que representa 232 equipes europeus.

O conselho, de acordo com o jornal americano, também inclui executivos de gigantes europeus como Manchester United, Barcelona e Bayern de Munique.

O grupo teria pressionado durante anos para renovar as competições europeias com o objetivo de proteger as equipes maiores e garantir sua participação. Um porta-voz da Uefa, citado pelo "Wall Street Journal" confirmou que a reunião iria acontecer.

As conversas acontecem em meio a temores de uma saída de alguns dos clubes mais ricos, que geralmente ameaçam romper com as estruturas existentes e iniciar uma "Super Liga" fechada. EFE