Topo

Flu visita Antofagasta e tenta ser 3º brasileiro a avançar na Sul-Americana

20/03/2019 12h38

Santiago do Chile, 20 mar (EFE).- O Fluminense visitará nesta quinta-feira, às 19h15 (de Brasília), o Antofagasta, do Chile, em busca de vitória ou empate com gols que valem vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana, em que já estão garantidos Botafogo e Corinthians.

Na partida de ida, disputada em 26 de fevereiro, o Tricolor das Laranjeiras não saiu do empate em 0 a 0, no Maracanã. Caso a igualdade sem gols se repita, no duelo que acontecerá no Estádio Regional Calvo y Bascuñán, a decisão do classificado será nas cobranças de pênalti.

Para o reencontro com o atual 12º colocado do Campeonato Chileno, o Fluminense tem uma série de problemas, que deverão dar dores de cabeça ao técnico Fernando Diniz, ao menos, até o apito inicial do árbitro colombiano Wilmar Roldán.

A delegação tricolor viajou com problemas no sistema defensivo, já que o zagueiro Digão fraturou a fíbula da perna esquerda e está vetado pelo departamento médico. Reserva imediato, Léo Santos não está inscrito, por já ter defendido o Corinthians no torneio.

Com isso, Frazan e Paulo Ricardo são as opções, se o técnico Fernando Diniz não quiser improvisar. Os volantes Caio e Aírton também treinaram no setor, ao lado de Matheus Ferraz, que está confirmado para a partida.

Outra dúvida é quanto a presença em campo do atacante colombiano Yony González, que deixou o clássico com o Botafogo, pela Taça Rio, sentindo dores na perna direita. A opção, em caso de improvável ausência do titular, seria Mateus Gonçalves, que entrou no lugar do camisa 11, domingo, no Maracanã.

O meia Paulo Henrique Ganso não embarcou com os companheiros, já que está fora da lista de inscritos do Flu na Sul-Americana. Na mesma situação estão o zagueiro Nino e o volante Allan, que aguardam a classificação da equipe à segunda fase, para poderem atuar na competição.

O Antofagasta, que perdeu no fim de semana para o Everton por 1 a 0, pela quarta rodada do Campeonato Chileno, chega para o jogo com interrogações no sistema defensivo, conforme admitiu o técnico argentino Gerardo Ameli, em entrevista coletiva.

O zagueiro Tomás Astaburuaga, titular da equipe, atuou no sacrifício no fim de semana, após se contundir em um treinamento e é dúvida. Uma das opções para substituí-lo, Branco Ampuero, também saiu de campo com dores, mas, segundo comandante, estará disponível.

Por outro lado, o meia Marco Callao, que foi titular na visita ao Fluminense, passou mal na véspera da partida com o Everton, mas, conseguiu atuar. Após se recuperar, deve ser titular no jogo desta quinta-feira, segundo disse o próprio Ameli.

Se o Flu se classificar, será o terceiro brasileiro garantido na segunda fase da Sul-Americana, depois do Botafogo, que passou pelo Defensa y Justicia, e do Corinthians, que despachou o Racing, ambos da Argentina.

Além disso, o país pode contar com mais representantes na próxima etapa do torneio continental, se algum clube terminar em terceiro lugar na Taça Libertadores, conforme aponta o regulamento.

Prováveis escalações:.

Antofagasta: Hurtado; Fierro, Delfino, Astaburuaga (ou Ampuero) e Peinalillo; Rojas, Jason Flores, Sandoval, Collao e Felipe Flores; Figueroa. Técnico: Gerardo Ameli.

Fluminense: Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Frazan (ou Paulo Ricardo) e Mascarenhas; Airton, Bruno Silva e Daniel; Luciano, Everaldo e González. Técnico: Fernando Diniz.

Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia), auxiliado pelos compatriotas Alexander Guzmán e John Alexander León.

Estádio Regional Calvo y Bascuñán, em Antofagasta (Chile). EFE