Topo

Presidentes se reúnem para debater candidatura platina para a Copa de 2030

20/03/2019 16h35

Buenos Aires, 20 mar (EFE).- Os presidentes de Argentina, Mauricio Macri; do Uruguai, Tabaré Vázquez; do Paraguai, Mario Abdo Benítez; e do Chile, Sebastián Piñera; se reuniram nesta quarta-feira, em Buenos Aires, para debatar a candidatura conjunta dos quatro países à sede da Copa do Mundo de 2030.

O encontro aconteceu na residência oficial do mandatário argentino, e também teve a participação do presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Domínguez, que se manifestou pelo Twitter sobre o evento.

"Confirmamos o acordo entre os quatro países para seguir trabalhando na estratégia para que a Fifa nos conceda a organização conjunta da Copa de 2030", escreveu o dirigente da entidade continental, em seu perfil no Twitter.

A grande novidade do encontro de hoje foi a definição de que um país sediará a partida de abertura e o outro a decisão do Mundial. Os dois restantes, por sua vez, receberão os jogos de semifinais.

Além disso, foi definido que, em 8 de abril, será realizado um encontro na Casa Rosada, sede do governo argentino, que terá a presença de integrante de cada Comitê Organizador Local.

"É uma tarefa que requer inteligência, profissionalismo e coordenação com a Conmebol. O trabalho tem que começar o mais rápido possível", afirmou Mauricio Macri.

A entidade continental defende a disputa da Copa de 2030 na América do Sul, por o ano marcar o centésimo aniversário da primeira edição, realizada no Uruguai e vencida pela seleção anfitriã. EFE