Topo

Promotor alemão afirma que 21 atletas são investigados por doping sanguíneo

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da EFE, em Berlim (Alemanha)

20/03/2019 14h50

A promotoria especializada em doping na Alemanha, sediada em Munique, abriu investigação contra 21 atletas de oito países da Europa, de cinco diferentes modalidades, três delas de esportes de inverno, por suspeita de doping sanguíneo.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo promotor Kai Graber, durante uma entrevista coletiva concedida para revelar alguns detalhes das investigações contra o médico Mark Schmidt, detido em Erfurt, no leste alemão, após uma operação realizada durante o Campeonato Mundial de esqui, que aconteceu na Áustria.

Nos últimos oito anos, de acordo com as investigações, os 21 atletas teriam se submetido a pelo menos 100 transfusões de sangue, com o objetivo de melhor o desempenho. Os procedimentos teriam ocorrido na Alemanha, na Áustria, na Suíça, na Finlândia, nos EUA e na Coreia do Sul.

No Havaí, um dos 50 estados dos Estados Unidos, acontece anualmente o Ironman, tradicional prova de triatlo de longa distância. Já no país asiático foi realizado no ano passado os Jogos Olímpicos de Inverno, na cidade de PyeongChang.

Além disso, Graber revelou que foi feita uma nova detenção, de pessoa ligada a Mark Schmidt. O promotor garantiu ainda que novos passos serão dados em um futuro próximo, envolvendo o caso.

"Estamos diante de um história cujo último capítulo ainda não foi escrito", garantiu.