Topo

Croácia vence apertado nas Eliminatórias para Euro; Bélgica e Holanda vão bem

21/03/2019 20h21

Redação Central, 21 mar (EFE).- Atual vice-campeã mundial, a Croácia sofreu mais que o esperado na estreia nas Eliminatórias para a Eurocopa do ano que vem, mas venceu o Azerbaijão por 2 a 1 em Zagreb, enquanto a Bélgica, apesar de uma falha do goleiro Courtois, e a Holanda tiveram maior tranquilidade.

Em processo de renovação desde a campanha na última Copa do Mundo, a equipe dos Bálcãs não conta mais com nomes como o goleiro Daniel Subasic, o zagueiro Vedran Corluka e o atacante Mario Mandzukic, que se aposentaram da seleção.

Com a base que foi rebaixada na Liga das Nações no ano passado, os comandados do técnico Zlatko Dalic saíram atrás no Stadion Maksimir. Sheydaev fez 1 a 0 para os azerbaijanos aos 18 minutos do primeiro tempo.

Ainda antes do intervalo, aos 44, Barisic ficou com a sobra depois de cobrança de escanteio e deixou tudo igual. Na segunda etapa, aos 34 minutos, Kramaric acertou linda finalização e sacramentou o triunfo da vice-campeã do mundo.

A Croácia inicia a disputa no grupo E na segunda posição, atrás da Eslováquia, que bateu a Hungria por 2 a 0 em Trnava e leva a melhor no saldo de gols. A chave tem ainda a o País de Gales, que folgou na rodada.

Em confronto entre equipes que estiveram nas quartas de final da última Copa, a Bélgica, terceira colocada do Mundial, derrotou a Rússia por 3 a 1 no estádio Rei Balduíno, em Bruxelas. Os 'Diabos Vermelhos' até fizeram 1 a 0 aos 13 minutos de jogo, quando Tielemans marcou seu primeiro gol com a camisa da seleção da casa.

Porém, dois minutos, Courtois, barrado no Real Madrid desde a volta do técnico Zinedine Zidane, falhou feio na saída de bola e deu um presente para Cheryshev, que deixou tudo igual. Hazard amenizou a situação do arqueiro belga ao marcar duas vezes, aos 45 da primeira etapa aos 43 da segunda, e garantiu o placar favorável.

As duas equipes estão no grupo I, cujo líder é o Chipre, que goleou San Marino por 5 a 0 em Nicósia. Pela mesma chave, o Cazaquistão protagonizou a zebra desta quinta ao vencer a Escócia por 3 a 0 em Astana.

A Holanda, única semifinalista da Liga das Nações a ter estreado nas Eliminatórias para a Euro hoje, passou fácil por Belarus, goleando por 4 a 0. O grande nome do jogo no estádio De Kuip, em Roterdã, foi Depay, que aproveitou o recuo ruim de Shitov e fez 1 a 0 logo com um minuto de bola rolando.

Aos 21 minutos, o atacante do Lyon recebeu de Dumfries dentro da área e poderia ter chutado da marca do pênalti, mas preferiu rolar para Wijnaldum, que, mais bem posicionado, aumentou a diferença. O jogador do Liverpool ainda sofreu, aos dez minutos do segundo tempo, o pênalti que culminou com o terceiro gol da 'Oranje'. Outro atleta dos 'Reds', Van Dijk, deu números finais à partida aos 41.

A seleção dirigida por Roland Koeman já larga na frente no grupo C, que hoje teve ainda o triunfo da Irlanda do Norte sobre a Estônia por 2 a 0 em Belfast. A outra integrante da chave é a Alemanha, que no próximo domingo medirá forças com os holandeses em Amsterdã.

Homem-gol do Milan, Piatek marcou o gol que garantiu à Polônia a vitória sobre a Áustria em Viena pelo grupo G, que teve também o triunfo da Macedônia sobre a Letônia por 3 a 1 em Skopje e o empate entre Israel e Eslovênia em 1 a 1 em Haifa. EFE