Topo

Hacker que teria vazado dados no site "Football Leaks" desembarca em Portugal

21/03/2019 17h42

Lisboa, 21 mar (EFE).- O português Rui Pinto, acusado de vazar documentos no site "Football Leaks", que deram origem a diversos processos contra jogadores de futebol, por sonegação de impostos, desembarcou nesta quinta-feira em Portugal, após ter sido extraditado pelo Hungria.

O hacker, inclusive, foi o responsável pela divulgação de detalhes do acordo extrajudicial entre o atacante Cristiano Ronaldo e a modelo Kathryn Mayorga, que o acusava de estupro.

De acordo com a imprensa portuguesa, Pinto chegou em Lisboa no fim da tarde de hoje (hora local) e amanhã participará de uma audiência, em um Tribunal Criminal de Lisboa.

O português foi detido em 16 de janeiro deste ano, em Budapeste, em cumprimento de ordem de detenção válida para toda a Europa, sob a justificativa de que se tratava de um procurado por "ter cometido crimes realizados com instrumentos informáticos".

Pinto é acusado de tentar extorquir empresas e clubes de futebol e também de roubo a companhias estatais e outras instituições e entidades.

De acordo com a ordem de prisão, o hacker estaria relacionado com o vazamento de informações no site "Football Leaks", que revelaram inúmeras atividades ilegais relacionadas ao futebol.

Logo após a detenção, em Budapeste, as autoridades portuguesas solicitaram a extradição, sob o argumento de que Pinto havia obtido centenas de endereços eletrônicos e conseguido a gravação de milhares de conversas telefônicas. EFE