Topo

Inglesa acusada de ato racista se aposenta após ter contrato rescindido

Divulgação/FA
Imagem: Divulgação/FA

21/03/2019 12h23

A atacante inglesa Sophie Jones decidiu encerrar a carreira como jogadora de futebol após ter o contrato rescindido com o Sheffield United. O clube adotou a medida como consequência de uma suspensão imposta pela federação inglesa (FA) por ato de racismo contra uma adversária.

Jones foi punida há dois dias com cinco jogos de suspensão e multada em 200 libras (cerca de R$ 995), ao ser condenada por emitir "sons de macaco", ao se dirigir à zagueira Renee Hector, do Tottenham, durante partida disputada em janeiro deste ano.

A atacante do Sheffield foi punida por quebrar duas regras da FA, sobre utilizar linguagem abusiva e utilizar referências sobre a origem étnica, cor ou raça.

Jones acusou a federação de não utilizar câmeras de vídeo para comprovar a denúncia. Ainda assim, após o ter seu contrato rescindido pelo Sheffield United, decidiu encerrar a carreira.

"Com todo o pesar do meu coração, não me vejo capaz de continuar atuando e jogar em uma organização que não confia em mim", explicou a jogadora, por meio das redes.

Caso volte atrás e retorne ao futebol, defendendo outro clube da Inglaterra, a punição continuará vigente e terá que ser cumprida.