Topo

África do Sul e mais 4 são últimas seleções a se garantir na Copa Africana

24/03/2019 18h41

Redação Central, 24 mar (EFE).- África do Sul, Benin, Zimbábue, República Democrática do Congo e Tanzânia garantiram neste domingo as últimas cinco vagas para a Copa Africana de Nações, que será disputada entre os dias 21 de junho e 19 de julho, no Egito.

Os sul-africanos encararam hoje uma decisão direta pela classificação no grupo E, em duelo com o Líbia, que foi disputado na Tunísia, por questões de segurança. Jogando pelo empate, os 'Bafana Bafana' levaram a melhor por 2 a 1.

O grande nome do jogo foi o atacante Percy Tau, que balançou a rede duas vezes. Os líbios deram trabalho e chegaram a igualar o placar com gol do volante Ahmad Benali, em cobrança de pênalti, mas, não conseguiram buscar a virada.

A África do Sul ficou com 12 pontos, contra sete da Líbia. A líder e também classificada foi a Nigéria, que passou na sexta-feira pela lanterna Seychelles por 3 a 1, dentro de seus domínios.

Outra seleção que levou a melhor em duelo direto foi a do Benin, que terminou com a segunda posição no grupo D, ao vencer Togo por 2 a 1, em casa. Os atacantes David Djigla e Steve Mounié marcaram para os anfitriões. O veterano atacante Emmanuel Adebayor fez o gol solitário dos visitantes.

Os beninenses terminaram a disputa com dez pontos, contra cinco dos togoleses. A primeira posição da chave ficou nas mãos da Argélia, que empatou com a Gâmbia, há dois dias, em 1 a 1.

O grupo G teve as duas vagas definidas neste domingo, com o Zimbábue arrebatando a liderança ao superar Congo por 2 a 0, em Harare. O meia-atacante Khama Billiat e o atacante Knowledge Musona fizeram os gols que deram aos donos da casa o passaporte para o Egito.

Em Kinshasa, a República Democrática do Congo tomou a segunda posição da Libéria, ao levar a melhor por 1 a 0. O artilheiro solitário da partida foi o atacante Cédric Bakambu.

A Tanzânia garantiu vaga ao passar por Uganda, que já estava garantida, por 3 a 0, o que valeu a vice-liderança do grupo L. O atacante Simon Msuva, o volante Erasto Nyoni, de pênalti, e o zagueiro Aggrey Morris marcaram os gols da partida.

O resultado do jogo em Dar es Salaam acabou decretando a eliminação de Cabo Verde e Lesoto, que não foram além do 0 a 0, em duelo realizado na cidade de Praia.

Ainda hoje, pelo grupo H, que já estava previamente definido, Guiné, que já estava classificada e com a ponta garantida, empatou com a República Centro-Africana em 0 a 0, fora de casa. Também com a vaga assegurada, Costa do Marfim passou fácil por Ruanda por 3 a 0, em seus domínios.

Pelo grupo A, se classificaram Senegal e Madagascar; pelo B, Marrocos e Camarões; pelo C, Mali e Burundi; pelo F, Gana e Quênia; pelo I, Angola e Mauritânia; pelo J, Tunísia e Egito; e pelo K, Guiné-Bissau e Namíbia. EFE