Topo

Espanha e Malta duelam pela liderança em noite de reencontros

25/03/2019 14h28

Redação Central, 25 mar (EFE).- Após a apertada vitória em casa por 2 a 1 sobre a Noruega na primeira rodada, a Espanha visitará nesta terça-feira a seleção de Malta, que derrotou Ilhas Faroe pelo mesmo placar e fará um duelo pela liderança do grupo F das Eliminatórias para a Eurocopa de 2020.

O histórico do confronto sempre traz uma ótima lembrança para os espanhóis. Em 21 de dezembro de 1983, na última rodada das Eliminatórias para a Euro de 1984, a Espanha precisava aplicar uma impiedosa goleada para se classificar. E conseguiu, ao massacrar a equipe rival por 12 a 1 em Sevilha.

Aquela vitória ficou eternizada como um dos maiores feitos da história do futebol espanhol. Passados 35 anos, a visita a Malta irá proporcionar um reencontro curioso.

O goleiro que foi goleado naquela ocasião, John Bonello, desta vez será representado pelo filho Henry Bonello, titular contra a Espanha e com o sonho de "vingar" a noite sombria do pai.

Outro reencontro será protagonizado pelo técnico Raymond Farrugia, ex-meia que estava em campo naquela derrota. Agora no comando da seleção, o treinador levou Malta a quebrar um tabu de 29 partidas seguidas sem vencer nas Eliminatórias da Euro.

A meta da Espanha é obter um melhor aproveitamento das chances criadas, ao contrário do que aconteceu contra a Noruega, quando desperdiçou muitas oportunidades e acabou passando sufoco nos minutos finais.

Isso está relacionado ao baixo desempenho do ataque da equipe. Álvaro Morata, que deve ser titular novamente, chega a 500 dias sem marcar pela seleção. A última vez em que balançou a rede pela Espanha foi no dia 11 de novembro de 2017, na goleada de 5 a 0 sobre a Costa Rica em amistoso.

Para a partida desta terça-feira, é possível que Luis Enrique escale Sergi Roberto na lateral esquerda, no lugar de Jesús Navas, enquanto Mario Hermoso pode ser testado ao lado de Sergio Ramos na dupla de zaga, no lugar de Íñigo Martínez.

Ainda pelo grupo F, a Suécia, que venceu a Romênia por 2 a 1 na estreia e também briga pela liderança, visitará a Noruega. Simultaneamente, Romênia e Ilhas Faroe se enfrentarão em busca dos primeiros pontos.

A Itália, que derrotou a Finlândia por 2 a 0 na primeira rodada, terá a chance de assumir a liderança isolada do grupo J ao receber a seleção de Liechtenstein, que perdeu para a Grécia pelo mesmo placar.

Para isso, terá de torcer por um empate entre Grécia e Bósnia, que derrotou a Armênia por 2 a 1. Um pouco mais cedo, as seleções armênia e finlandesa duelarão para tentarem pontuar finalmente.

Pelo grupo D, a Suíça, que bateu a Geórgia por 2 a 0, terá uma missão complicada diante da Dinamarca, que folgou no primeiro dia de confrontos.

Já a Irlanda terá pela frente a Geórgia. Os irlandeses chegam à partida em busca da liderança isolada após a vitória por 1 a 0 sobre Gibraltar, que não jogará nesta terça-feira. EFE