Topo

Seleções fazem último teste antes de convocação para Copa América

25/03/2019 19h22

Redação Central, 25 mar (EFE).- Com exceção do Uruguai e da Venezuela, que jogaram nesta segunda-feira, e do Catar que não entrou em campo nesta data Fifa, as seleções que disputarão a Copa América no Brasil em junho e julho estarão em campo amanhã, com destaque para a Argentina, que quer desfazer a imagem ruim deixada na derrota para a Venezuela por 3 a 1 na última sexta.

Lionel Messi não jogava pela 'Albiceleste' desde a eliminação nas oitavas de final da última Copa do Mundo, em junho. Na volta, fez o que pôde, mas não evitou o revés contra a 'Vinotinto' no Wanda Metropolitano, em Madri. Para piorar, sofreu uma lesão no púbis e não poderá enfrentar o Marrocos no estádio Ibn-Batouta, em Tânger.

A ausência do craque torna mais díficil a missão do técnico Lionel Scaloni de tornar a bicampeã mundial uma seleção que meta medo novamente. Após a derrota da última sexta, o treinador defendeu o camisa 10 e disse: "o restante dos jogadores é que precisa dar um passo à frente".

Contra os venezuelanos, Scaloni montou um time com cinco defensores e não obteve sucesso, o que pode fazê-lo recorrer ao 4-3-3. Como, além de Messi, 'Pity' Martínez também será baixa, a Argentina deverá ter Ángel Correa e Paulo Dybala formando trio de ataque com Lautaro Martínez. Na defesa, Wálter Kannemann, do Grêmio, provavelmente será mantido.

A ausência do cinco vezes melhor do mundo se tornou o problema também fora de campo. A possibilidade de ver o craque levou 45 mil pessoas a comprarem ingressos, mas, com a lesão, a Federação Marroquina de Futebol (FRMF) fez uma reclamação formal à Associação do Futebol Argentino (AFA) e anunciou que só pagaria 6 milhões de dirhams (R$ 2,4 milhões) em vez dos 11 milhões (R$ 4,4 milhões) previstos anteriormente. Os outros 5 milhões só seriam quitados caso o atacante jogasse por ao menos 70 minutos.

Algoz da Argentina e uma das adversárias do Brasil no grupo A da Copa América, ao lado de Peru e Bolívia, a Venezuela já entrou em campo pela segunda vez nesta data Fifa. O time do técnico Rafael Dudamel foi ao estádio Estadi Municipal de Montilivi, casa do Girona, e acabou derrotada pela seleção da Catalunha por 2 a 1.

Outro que jogou nesta segunda foi o Uruguai, integrante do grupo C, com Chile, Equador e Japão. A 'Celeste' conquistou o bicampeonato da China Cup, torneio amistoso disputado no país asiático, ao golear a Tailândia por 4 a 0 na cidade de Nanning, após ter batido o Uzbequistão nas semifinais, na última sexta. O meia De Arrascaeta, do Flamengo, jogou todo o segundo tempo.

Ainda na Ásia, a Bolívia, que disputará o jogo de abertura da Copa América contra o Brasil, medirá forças com o Japão na cidade de Kobe. Os bolivianos perderam para a Coreia do Sul na última sexta, mesmo dia em que os 'Samurais Azuis', convidados da Conmebol para o torneio continental e que perderam para a Colômbia há três dias.

Coincidentemente, os 'Cafeteros', integrantes do grupo B, ao lado de Argentina, Paraguai e Catar, vão encarar os sul-coreanos nesta terça. O confronto será realizado em Seul.

O Peru, que na última sexta ganhou do Paraguai por 1 a 0 em Nova York, graças a um gol do meia Cueva, do Santos, jogará contra El Salvador nesta terça. A bola vai rolar no Robert F. Kennedy Memorial Stadium, em Washington D.C..

Na busca pela reabilitação, a 'Albirroja' enfrentará o México na Califórnia. O duelo marcará o reencontro do técnico da 'Tri', Gerardo Martino, com a seleção paraguaia, à frente da qual foi vice-campeão da Copa América em 2011, na Argentina.

Ainda nos Estados Unidos, mas em Houston, a seleção anfitriã jogará contra o Chile. Já o Equador terá Honduras pela frente em Nova Jersey. EFE