Topo

Robôs terão papel fundamental na organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Robôs serão usados pela organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio  - Du Xiaoyi/Xinhua
Robôs serão usados pela organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: Du Xiaoyi/Xinhua

26/03/2019 06h03

Transportar a bagagem dos atletas, guiar espectadores com deficiência ou atuar como intérprete para turistas serão algumas das tarefas de robôs durante os Jogos Olímpicos que acontecerão em Tóquio, no Japão, em 2020

O evento poliesportivo será o primeiro em que os robôs terão um papel central na oferta de serviços para atletas e turistas estrangeiros, o que permitirá mostrar ao mundo o lado futurista do país, mas, também, cobrir a escassez de mão de obra local ou a pouca fluência dos nativos em idiomas estrangeiros.

Como é habitual, os Jogos Olímpicos representam a oportunidade para os anfitriões estimularem a economia através da construção de infraestruturas e do turismo. O governo e a organização quiseram ir além e fomentar ainda mais a indústria tecnológica.

"Queremos que os Jogos de Tóquio sejam os mais inovadores da história, e os robôs desempenharão um papel fundamental para isso", afirmou Masaaki Komiya, vice-diretor geral do Comitê Organizador de Tóquio 2020, ao apresentar dois modelos que serão utilizados.

Conhecido por ser líder mundial em robótica, o Japão espera aproveitar o evento para mostrar que "os robôs podem trabalhar com as pessoas, embora haja quem os ache assustadores ou uma ameaça", afirmou o dirigente.

É bem verdade que o país não é mais a potência tecnológica de outrora e está cada vez mais distante dos Estados Unidos ou da China nas áreas de telecomunicações e inteligência artificial, mas, no campo da robótica é um dos mais avançados.

Uma prova disso são os "androides vendedores" que atuam em lojas, como a popular Pepper, e também modelos menos sofisticados, capazes de desempenhar trabalhos como o de recepcionista em hotéis e caixa em supermercados. Há ainda versões como o cachorro robótico Aibo, entre outros.

Robo - Du Xiaoyi/Xinhua - Du Xiaoyi/Xinhua
Trajes "de força assistida" auxiliarão no esforço para carregar objetos pesados
Imagem: Du Xiaoyi/Xinhua

Dessa forma, será mais surpreendente para os turistas do que para os próprios japoneses ver em ação, no próximo ano, o Human Support Robot (Robô de Ajuda aos Humanos), desenvolvido pela Toyota, uma máquina poliglota, equipada com tela e braço retrátil, que receberá o público no Estádio Olímpico de Tóquio.

Outros que serão utilizados são Sota, Zukku e RoboPin, o humanoide Emiew 3, da Hitachi, e o terminal Libra, de tamanho maior, todos testados pelo Governo Metropolitano da capital japonesa, com o intuito de oferecer informação turísica em inglês, chinês ou coreano.

Além disso, os funcionários e voluntários que desempenharão tarefas logísticas durante os Jogos terão ajuda de trajes "de força assistida" da Panasonic, que são exoesqueletos motorizados ajustados às costas e às pernas, que reduzem o esforço para manusear objetos pesados, como malas e equipamentos.

A organização do evento poliesportivo e do governo do Japão pretendem ampliar o "exército de robôs" utilizados durante os Jogos, como parte do projeto Robô Tóquio 2020, uma plataforma que une empresas e centros de inteligência artificial do país.

O objetivo, contudo, "não é exibir robôs pela mera intenção de exibí-los, mas, demonstrar a utilidade deles na vida cotidiana e como podem ajudar as pessoas", disse Hirohisa Hirukawa, responsável pelo programa.