Topo

Uefa começa a investigar escalação de brasileiro pela seleção da Ucrânia

Júnior Moraes comemora gol marcado para o Shakhtar Donetsk - JEFF PACHOUD / AFP
Júnior Moraes comemora gol marcado para o Shakhtar Donetsk Imagem: JEFF PACHOUD / AFP

27/03/2019 21h44

A Uefa aceitou nesta quarta-feira as denúncias das federações de Portugal e Luxemburgo e abriu investigação contra a Ucrânia por suposta escalação irregular do atacante brasileiro naturalizado Júnior Moraes, em jogos pelo grupo B das Eliminatórias para a Eurocopa de 2020.

O jogador, de 31 anos e que defende o Shakhtar Donetsk, fez as primeiras aparições com a camisa da seleção ucraniana nos últimos dias. O ex-atacante do Santos ficou no banco na visita aos atuais campeões continentais, em partida que terminou 0 a 0, e foi titular contra os luxemburgueses, na vitória por 2 a 1.

As duas federações argumentam que as normas da Fifa estabelecem que um atleta precisa viver regularmente por cinco anos, pelo menos, após completar 18 anos de idade, para então poder ser convocado por uma seleção de país em que obteve cidadania.

Júnior Moraes residiu na Ucrânia durante cerca de quatro anos e sete meses, período em que defendeu o Metalurg Donetsk e o Dínamo de Kiev, entre julho de 2012 e fevereiro de 2017, mas, saiu do país para defender o Tianjin Quanjian, da China.

Na temporada 2017-2018, o atacante, que além do Santos defendeu a Ponte Preta e o Santo André, voltou ao Dínamo. Nesta temporada, o brasileiro acertou transferência para o Shakhtar, atual campeão nacional.

A Uefa anunciou hoje a abertura de procedimento e que o Comitê de Ética e Disciplina da entidade decidirá sobre o assunto em próximas reuniões, em data que ainda está por ser confirmada.