Topo

Barcelona recebe Real Sociedad com Atlético de Madrid mais perto na tabela

18/04/2019 12h54

Madri, 18 abr (EFE).- O Barcelona, embalado pela classificação às semifinais da Liga dos Campeões, receberá neste sábado a Real Sociedad, pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol, com o Atlético de Madrid, vice-líder, mais perto na tabela, depois dos resultados do último fim de semana.

O time catalão ficou no empate com o lanterna, Huesca, em partida que atuou com inúmeros reservas, e viu o concorrente reduzir a diferença para nove pontos, ao derrotar o Celta de Vigo. Horas antes do jogo dos 'Blaugranas', os 'Colchoneros' entrarão em campo para visitar o Eibar.

Com isso, no apito inicial de seu compromisso, o Barcelona, que tem 74 pontos, pode estar apenas seis na frente dos comandados pelo argentino Diego Simeone, que estão concentrados apenas no Espanhol, já que foram eliminados da 'Champions' e da Copa do Rei.

Nesta terça-feira, o time treinado por Ernesto Valverde se garantiu nas semis da competição continental com autoridade, ao vencer o Manchester United por 3 a 0, após ter levado a melhor na ida por 1 a 0. Com isso, o único representante da Espanha terá pela frente o Liverpool.

A escalação para o duelo com a Real Sociedad neste sábado, a escalação ainda é um mistério, mas, provavelmente, não deve haver grandes surpresas, já que os titulares, com exceção do goleiro alemão Marc-Andre Ter Stegen foram preservados do jogo com o Huesca.

O atacante francês Ousmane Dembélé, que foi titular no empate sem gols com o lanterna e que atuou por apenas dez minutos no segundo encontro com os Diabos Vermelhos, pode ganhar mais uma chance para ganhar ritmo de jogo e alcançar a melhor forma física.

Adversária do Barça, a equipe basca está na décima posição, com 41 pontos e ainda sonha em conquistar vaga na próxima edição da Liga Europa. Para o jogo desta 33ª rodada, o técnico Imanol Alguacil contará com o retorno do atacante Willian José, que cumpriu suspensão no empate com o Eibar.

O Atlético de Madrid, por sua vez, embora tenha tirado a diferença para o líder em dois pontos, chega no fim de semana em momento conturbado, depois de o atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa se recusar a treinar, por causa de um procedimento disciplinar aberto pelo clube.

O atacante, que não enfrentaria o Eibar no fim de semana, terá a conduta analisada devido a expulsão no clássico com o Barcelona, em que foi acusado pela arbitragem comandada por Jesús Gil Manzano de ofensas. Por causa disso e de um empurrão no dono do apito na partida, o jogador pegou oito jogos de gancho da federação.

Para a partida, a grande novidade no Atlético deverá ser o retorno do zagueiro uruguaio Diego Godín, que está recuperado de lesão. Por outro lado, o atacante francês Antoinr Griezmann, que está suspenso, é desfalque certo, assim como o zagueiro montenegrino Stefan Savic.

O Eibar, que conta com o atacante Charles - artilheiro entre os brasileiros que disputam o Espanhol, com 13 gols -, ocupa a 13ª posição, com 40 pontos, e é outro time que almeja chegar na Liga Europa, especialmente, se o Barcelona conquistar a Copa do Rei, em final com o Betis, que abrirá vaga para o sétimo do campeonato.

O Real Madrid, que empatou com o Leganés em 1 a 1, na última segunda-feira e também só tem a competição nacional nesta temporada, está em terceiro, com 61 pontos, 13 distante do Barcelona. Neste domingo, a equipe receberá o Athletic Bilbao, sétimo na tabela, no estádio Santiago Bernabéu.

Se tropeçar, o clube somará 14 partidas com empate ou derrota no Espanhol, algo que não acontece desde a temporada 2006-2007, em que teve Vanderlei Luxemburgo como técnico, e chegou a 15 não-vitórias na competição. O recorde são os 22 jogos das temporadas 1999-2000 (quinto lugar), 1995-1996 (sexto) e 1976-1977 (nono).

Ainda neste domingo, a 33ª rodada terá duelo entre Getafe e Sevilla, quinto e quarto colocados, respectivamente. No estádio Coliseum Alfonso Perez, os donos da casa tentarão reverter a desvantagem de um ponto (52 a 51) que têm momentaneamente no campeonato.

O duelo pode ser determinante, inclusive, para definir quem levará a melhor caso haja igualdade de pontos no fim da temporada, já que o confronto direto é o primeiro critério de desempate. No primeiro turno, a equipe da Andaluzia superou o adversário, em seus domínios, por 2 a 0.

De olho no confronto que acontecerá nos arredores de Madri, estará o Valencia, sexto na classificação, com 49 pontos. A equipe, que vem de vitória no clássico regional com o Levante, visitará neste domingo o Betis, que é o nono, com 43, e, por sua vez, joga após perder dérbi local com o Sevilla.

Em queda livre, após ter figurado, inclusive, no G-4, o Alavés tentará encerrar uma série de quatro jogos sem vencer nesta sexta-feira, na abertura da rodada. O time, que está em oitavo, com 45 pontos, receberá o Valladolid, antepenúltimo na tabela, com 31.

Programação da 33ª rodada do Campeonato Espanhol:.

Sexta-feira.

Alavés - Valladolid.

Sábado.

Celta de Vigo - Girona.

Eibar - Atlético de Madrid.

Rayo Vallecano - Huesca.

Barcelona - Real Sociedad.

Domingo.

Levante - Espanyol.

Getafe - Sevilla.

Real Madrid - Athletic Bilbao.

Villarreal - Leganés.

Betis - Valencia. EFE