Topo

Barça vence e pode ser campeão amanhã; briga contra rebaixamento esquenta

23/04/2019 20h02

Vitoria-Gasteiz (Espanha), 23 abr (EFE).- Mesmo com Lionel Messi e Jordi Alba no banco, o Barcelona venceu o Alavés por 2 a 0 nesta terça-feira no estádio Mendizorroza, pela 34ª rodada, e se sagrará bicampeão espanhol amanhã caso o Atlético de Madrid, segundo colocado, perca para o Valencia no Wanda Metropolitano.

O triunfo obtido na cidade de Vitoria-Gasteiz levou o Barça a 80 pontos, 12 a mais que o Atlético, que está em desvantagem no primeiro critério de desempate, o confronto direto. Houve empate em 1 a 1 em Madri, e o time 'blaugrana' fez 2 a 0 na Catalunha. Caso os 'Colchoneros' ao menos empatem nesta quarta, Messi e companhia garantirão o troféu com uma vitória sobre o Levante no próximo domingo, no Camp Nou.

Enquanto isso, na parte de baixo da tabela, a luta contra o rebaixamento esquentou depois que o Valladolid derrotou o Girona em confronto direto e o até então lanterna Huesca superou o Eibar.

No Mendizorroza, o técnico Ernesto Valverde deixou Alba e Messi entre os reservas do Barcelona e só os aproveitou em parte do segundo tempo. Philippe Coutinho foi o único brasileiro entre os titulares, enquanto Arthur e Malcom também ficaram no banco, mas apenas o ex-jogador do Grêmio foi a campo. Já os donos da casa contaram com o zagueiro Rodrigo Ely.

O atual campeão criou chances de gol desde o começo, mas a rede balançou apenas no segundo tempo. Aos nove minutos, Sergi Roberto avançou e tocou para Luis Suárez, que deixou passar. Aleñá bateu firme e superou o goleiro Pacheco.

Pouco depois, aos 15, o árbitro contou com a ajuda do VAR e marcou pênalti por toque de mão de Tomás Pina. Suárez foi para a bola e converteu a cobrança.

Sem vencer há seis rodadas, o Alavés, que até bem pouco tempo sonhava ir à Liga dos Campeões, está fora inclusive da zona de classificação para a Liga Europa, em oitavo lugar, com 46 pontos.

Outro que vive sequência ruim é o Girona, que perdeu pela sexta vez seguida, desta vez em confronto direto na luta para fugir da segunda divisão.

Com gol de Míchel, o Valladolid venceu por 1 a 0 em casa, no estádio José Zorrilla, e saiu da zona da degola, saltando para a 15ª colocação, com 35 pontos, mesmo número do Celta de Vigo, 16º. O time catalão vem em 17º, com 34, mesmo número do Levante, que abre o Z3, em 18º, e nesta quarta receberá o Betis.

Por sua vez, o Huesca, que estava na última posição desde a oitava rodada, chegou a 29 pontos e entregou a lanterna ao Rayo Vallecano, que tem 28. Os 'Oscenses' enfrentaram o Eibar, 13º colocado, no estádio El Alcoraz e levaram a melhor por 2 a 0. Gallego e Ávila balançaram a rede uma vez cada. EFE