Topo

Cruzeiro vence na Venezuela, mantém 100% e cresce na briga por 1º lugar geral

23/04/2019 19h02

Cabudare (Venezuela), 23 abr (EFE).- Classificado e com o primeiro lugar do grupo B da Taça Libertadores garantido desde a rodada passada, o Cruzeiro deu mais um passo rumo à melhor campanha geral nesta terça-feira ao vencer o Deportivo Lara por 2 a 0 em Cabudare, na Venezuela.

Com um bonito gol de Fred no primeiro tempo do duelo no Estádio Metropolitano de Lara e uma cobrança de pênalti convertida por Sassá na segunda etapa, a Raposa obteve a quinta vitória em cinco jogos e se tornou a primeira equipe a chegar a 15 pontos nesta edição do torneio continental. Os paraguaios Cerro Porteño, da mesma chave do Atlético-MG, e Libertad também ainda têm 100% de aproveitamento, mas entraram em campo quatro vezes cada.

Na luta pela primeira colocação geral, que garante o direito de decidir os confrontos do mata-mata como mandante, o bicampeão da Libertadores encerrará a participação na fase de grupos no próximo dia 8, enfrentando o Emelec no Mineirão. A equipe equatoriana está na terceira posição da chave, com três pontos, e ainda hoje visitará o lanterna Huracán, que tem apenas um. Apesar da derrota, o Lara ainda é vice-líder, com cinco.

O Cruzeiro não contou com o volante Romero, suspenso, nem com os atacantes Raniel, em recuperação de uma lesão na coxa esquerda, e Pedro Rocha, que não está inscrito na Libertadores. Além disso, Mano Menezes poupou os meias Rodriguinho, que ficou no banco, e Robinho, que sequer viajou para a Venezuela.

A equipe visitante teve mais a bola e se fez mais presente no campo de ataque desde o começo, mas não levava perigo ao goleiro Salazar. Aos 15 minutos do primeiro tempo, Orejuela foi lançado por Rafinha, invadiu a área e foi derrubado por Di Renzo. O árbitro considerou que não houve pênalti no lance.

Titular na ausência de Romero, Lucas Silva deu trabalho aos 22 em sua especialidade, o chute de longa distância. O volante limpou na meia direita e soltou a bomba, para grande intervenção de Salazar.

Embora não exercesse uma pressão muito forte, a Raposa era melhor, trocava passes com paciência e abriu o placar aos 30 minutos. Fred recebeu de Thiago Neves dentro da área, teve espaço e chutou firme no ângulo esquerdo para fazer 1 a 0.

Em seu primeiro jogo como titular em um mês e meio, Thiago Neves chamou a responsabilidade e foi um dos destaques do bicampeão da América. Aos 42, o camisa 10, que se recuperou de lesão na panturrilha direita, finalizou da entrada da área e buscou o canto direito, mas o goleiro venezuelano caiu e pegou em dois tempos.

O panorama não mudou muito depois do intervalo. Com maior posse de bola, faltava ao bicampeão mineiro ser mais agudo. O Lara, por sua vez, quase não atacava, mas incomodou aos 15 minutos da etapa final, com Centeno, que dominou no peito com liberdade na área, adiantou muito, e Fábio segurou.

Apagado até então, Marquinhos Gabriel quase aumentou a vantagem com um golaço. Aos 20 minutos, o camisa 20 passou pela marcação pela direita, tocou para Fred, e encheu o pé ao receber de volta, mas o goleiro espalmou para fora. Na resposta dos donos da casa, aos 23, Manzano deixou Lucas Silva na saudade e chutou rente à trave.

Para espantar qualquer chance de tropeço, o Cruzeiro aumentou a diferença aos 32, graças a dois jogadores que começaram no banco. Lucas Silva tocou para Jadson, que havia entrado em lugar de Thiago Neves e foi derrubado na área por Miers. Sassá, que substituíra Fred, foi para a cobrança e converteu.

A partir de então, o jogo esfriou. A equipe mineira tirou o pé do acelerador, e o Lara não teve forças para reagir. Otero ainda tentou diminuir nos acréscimos, aos 47, mas a batida rasteira no canto esquerdo parou em defesa firme de Fábio.

Ficha técnica:.

Deportivo Lara: Salazar; Jefre Vargas, Di Giorgi, Miers e Aponte; Yriarte (Otero), Manzano, Di Renzo (Figueroa) e Centeno; Frutos (Freddy Vargas) e Moreno. Técnico: Leo González.

Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Rafinha (David), Thiago Neves (Jadson) e Marquinhos Gabriel; Fred (Sassá). Técnico: Mano Menezes.

Árbitro: Gery Vargas (Bolívia), auxiliado pelos compatriotas José Antelo e Edwar Saavedra.

Gols: Fred e Sassá (Cruzeiro).

Estádio Metropolitano de Lara, em Cabudare (Venezuela). EFE