Topo

Everton brilha, Grêmio vence e só depende de si para avançar na Libertadores

23/04/2019 21h13

Assunção, 23 abr (EFE).- Após ter visto a eliminação de muito perto por não ter vencido nas três primeiras rodadas do grupo H, o Grêmio passou a depender apenas das próprias forças para se classificar para as oitavas de final da Taça Libertadores ao vencer o Libertad por 1 a 0 nesta terça-feira, em Assunção.

O grande do jogo disputado no estádio Defensores del Chaco foi o atacante Everton, que marcou os dois gols, um em cada tempo, ajudando o Tricolor a assumir a vice-liderança da chave, com sete pontos. Os donos da casa, que já estavam classificados, continuam na ponta, com 12, mas ficaram mais longe do primeiro lugar geral porque mais cedo o Cruzeiro ganhou do Deportivo Lara pelo grupo B e foi a 15.

Para confirmar a vaga no mata-mata, o tricampeão da América jogará contra a Universidad Católica no próximo dia 8, na Arena do Grêmio. Caso o representante chileno supere o Rosario Central ainda hoje, na Argentina, o bicampeão gaúcho precisará da vitória; se 'La UC' tropeçar, um empate em Porto Alegre já será suficiente.

O Grêmio entrou com a mesma escalação da segunda partida da final do campeonato estadual, na última quarta-feira, em que superou o Internacional nos pênaltis na Arena para faturar o bi. No Libertad, houve duas mudanças em relação à vitória sobre a Católica na rodada anterior, as entradas de Riveros, ex-jogador do Imortal, e Benítez nas vagas de Recalde e Rivero.

O jogo começou amarrado, e os dois times tinham dificuldade para entrar na área do adversário. Espinoza então tentou surpreender Paulo Victor com um chute de muito longe, aos 14 minutos do primeiro tempo, mas o goleiro segurou.

A primeira jogada de perigo do Tricolor aconteceu apenas aos 24, em passe de Maicon para Bruno Cortez. O lateral cruzou fechado e Martín Silva, ex-Vasco, defendeu. Um minuto depois, a bola foi de pé em pé até Everton emendar um voleio para fora.

De tanto insistir, o time visitante fez 1 a 0 aos 27 minutos com um golaço. André tocou para Alisson, que deu para Everton. O 'Cebolinha' driblou Piris, ex-São Paulo, duas vezes e acertou uma linda finalização no ângulo.

O segundo quase aconteceu aos 30, mas Martín Silva impediu. Jean Pyerre fez fila na defesa do Libertad e chutou de bico para grande intervenção do arqueiro uruguaio. Mais tarde, aos 35, o goleiro parou com o pé o chute de Everton.

Depois do intervalo, aos dez minutos do segundo tempo, a torcida local reclamou de pênalti no agarra-agarra entre Kannemann e Óscar Cardozo. Benítez ainda ficou com a sobra, mas bateu pela linha de fundo.

A partir dos 20 minutos, o Libertad tentou ir para cima com as entradas de Recalde e Martínez nas vagas de Ángel Cardozo e Edgar Benítez, que já tinham cartão amarelo. Mas quem esteve perto do gol primeiro - e teria sido um golaço - foi o Grêmio, com Jean Pyerre, que quase marcou por cobertura aos 26. Martín Silva desviou, a bola ainda tocou no travessão e não entrou. Quatro minutos depois, Diego Tardelli, que havia acabado de substituir André, fintou o zagueiro e arrematou para mais uma defesa do uruguaio.

O Libertad teve tudo para empatar aos 36 minutos, quando Óscar Cardozo deixou Recalde na cara do gol. Entretanto, Paulo Victor fez linda defesa e manteve o Tricolor à frente.

E como quem não faz, leva, a equipe anfitriã foi castigada aos 38. Everton partiu para cima de Piris novamente, ganhou a dividida com o lateral paraguaio, entrou na área e chutou colocado para aumentar.

Os donos da casa ainda tiveram grande chance para diminuir aos 45, em cabeceio de Recalde, mas Paulo Victor defendeu. Na sequência, aos 48, Jean Pyerre arriscou de fora da área e quase marcou o terceiro, mas Martín Silva fez mais uma bonita intervenção.

Ficha técnica:.

Libertad: Martín Silva; Piris, Luis Cardozo, Canale e Espinoza; Ángel Cardozo (Recalde), Mejía e Riveros (Alan Benítez); Bareiro, Edgar Benítez (Martínez) e Óscar Cardozo. Técnico: José Chamot.

Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Michel), Matheus Henrique e Jean Pyerre; Alisson (Pepê), Everton e André. Técnico: Renato Gaúcho.

Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela), auxiliado pelos compatriotas Jorge Urrego e Tulio Moreno.

Cartões amarelos: Ángel Cardozo, Edgar Benítez, Luis Cardozo e Recalde (Libertad); Matheus Henrique, André e Jean Pyerre (Grêmio).

Gols: Everton (2x) (Grêmio).

Estádio: Defensores del Chaco, em Assunção. EFE