Topo

Bayern pega Nuremberg em rodada de clássico para o Dortmund no Alemão

25/04/2019 11h33

Berlim, 25 abr (EFE).- O Bayern de Munique visitará neste domingo o ameaçado Nuremberg, em 31ª rodada do Campeonato Alemão que terá o chamado Clássico do Vale do Ruhr, entre o Borussia Dortmund e o Schalke 04, que acontecerá no sábado, no estádio Signal Iduna Park.

O time comandado pelo croata Niko Kovac está na liderança isolada com 70 pontos, apenas um a mais que os aurinegros. O RB Leipzig está na terceira posição, com 61 pontos, e ainda tem remotas chances de conquistar o título nacional, faltando três compromissos para cada um dos postulantes.

É bem verdade, que o Bayern terá também um duelo de grande rivalidade regional, o Dérbi Bávaro. A distância entre os dois envolvidos, no entanto, é grande, já que o Nuremberg está a penúltima colocação do campeonato, com apenas 18 pontos.

Nas últimas quatro temporadas, o "primo pobre" local ficou na segunda divisão, então, o último confronto em Alemão, antes do jogo do turno, que terminou 3 a 0, havia acontecido na temporada 2013-2014.

Dessa forma, o Nuremberg atravessa jejum de 12 anos sem vencer o rival. Desde então, são 14 confrontos sem levar a melhor sobre a equipe de Munique. Na história, são 189 partidas, com larga vantagem para o Bayern, que ganhou 89 vezes e perdeu 64. Houve 36 empates.

Além do retrospecto, nesta quarta-feira, os comandados por Kovac tiveram duas boas notícias, a vitória sobre o Werder Bremen por 3 a 2, que valeu vaga na final da Copa da Alemanha, que será contra o RB Leipzig, e a volta aos treinos do goleiro Manuel Neuer, que se recupera de lesão muscular.

O adversário do Bayern, por sua vez, tenta correr para alcançar, no mínimo, a antepenúltima colocação, que dá direito a jogar uma repescagem com o terceiro da segunda divisão, por uma vaga na elite. O Nuremburg, neste momento, está três pontos atrás do Stuttgart, 18º na tabela.

No Signal Iduna Park, o Borussia Dortmund tentará assumir a liderança provisória, com vitória sobre o também ameaçado Schalke 04, um dia antes do líder entrar em campo. O confronto entre os dois times, diferente do Dérbi Bávaro vem sendo bem mais equilibrado.

No primeiro turno, os aurinegros ganharam por 2 a 1, na Veltins Arena. Há um ano, os Azuis Reais ganharam em casa. Antes disso, foram quatro empates consecutivos. Ao todo, são 177 encontros, com 70 êxitos do Schalke, 61 do Dortmund e 46 placares iguais.

Enquanto os comandados pelo francês Lucien Favre lutam pelo título, a equipe de Gelsenkirchen ainda corre para acabar com o risco de queda. A diferença de pontos para o Stuttgart é de seis pontos.

Terceiro na tabela e garantido na final da Copa da Alemanha, o RB Leipzig terá pela frente neste sábado o Freiburg, em casa. Se ganhar, o time do atacante Matheus Cunha, ex-Coritiba, se garantirá matematicamente na próxima edição da Liga dos Campeões.

O adversário do time da Saxônia, por sua vez, ocupa o 13º lugar, com 32 pontos, não está salvo da possibilidade de jogar a repescagem para se manter na elite, mas, tem remotas chances de ter que disputar o jogo-extra.

Quarto na tabela, com 53 pontos, o Eintracht Frankfurt receberá o Hertha Berlim, que está em 11º. Os semifinalistas da Liga Europa vão atrás da reabilitação, após empatar com o Wolfsburg em 1 a 1, resultado que impediu a equipe de ficar mais confortável no G-4.

O Borussia Mönchengladbach, que está em quinto, com 51 pontos, e vem de derrota para o RB Leipzig, tentará se reencontrar com a vitória em visita ao ameaçado Stuttgart. O Hoffenheim, sexto, com 50 pontos, receberá o Wolfsburg, nono, no domingo.

Na sexta-feira, o Bayern Leverkusen, sétimo, com 48 pontos, jogará com o Augsburg, 14º, na sexta-feira, abrindo a rodada. Também com chances de ir a torneios continentais, o Werder Bremen, oitavo, pegará o Fortuna Düsseldorf, décimo, no campo do adversário.

Programaçãoda 31ª rodada do Campeonato Alemão:.

Sexta-feira.

Augsburg - Bayer Leverkusen.

Sábado.

Borussia Dortmund - Schalke 04.

RB Leipzig - Freiburg.

Eintracht Frankfurt - Hertha Berlim.

Hannover 96 - Mainz 05.

Fortuna Düsseldorf - Werder Bremen.

Stuttgart - Borussia Mönchengladbach.

Domingo.

Hoffenheim - Wolfsburg.

Nuremberg - Bayern de Munique. EFE