Topo

Com Scarpa em destaque, Palmeiras goleia Melgar e confirma vaga nas oitavas

26/04/2019 00h59

Arequipa (Peru), 25 abr (EFE).- Um empate já teria sido suficiente para garantir a classificação para as oitavas de final, mas o Palmeiras foi além, goleou o Melgar por 4 a 0 nesta quinta-feira, no Estádio Monumental de la UNSA, e assumiu a liderança do grupo F da Taça Libertadores.

O grande nome da partida disputada na cidade peruana de Arequipa foi Gustavo Scarpa. O meia fez o cruzamento para Gómez abrisse o placar logo nos primeiros instantes, fez os dois seguintes do Alviverde e ainda deu o penúltimo passe para que o Moisés fizesse o último gol.

Dessa forma, o Palmeiras foi a 12 pontos, dois a mais que o San Lorenzo, que mais cedo perdeu para o Junior Barranquilla por 1 a 0 na Colômbia. O campeão da Libertadores de 1999 e o vencedor do torneio em 2014 não podem mais ser alcançados e farão confronto direto pelo primeiro lugar no dia 8 de maio, no Allianz Parque, em São Paulo. O time mandante jogará pelo empate.

No mesmo dia, Junior (4 pontos) e Melgar (3) se enfrentarão na briga pela terceira posição, que leva à segunda fase da Copa Sul-Americana como "prêmio de consolação". O jogo será realizado em Barranquilla.

O principal desfalque do Palmeiras em Arequipa foi o meia-atacante Ricardo Goulart, preservado ainda por causa da recuperação da artroscopia no joelho direito a que foi submetido em outubro do ano passado. O zagueiro Edu Dracena, o volante Jean e o meia Alejandro Guerra também não viajaram para o Peru.

No Melgar, o técnico Jorge Pautasso não contou com o meio-campista Villalba, lesionado, nem com o lateral-direito Narvaéz, suspenso.

Foram necessários apenas nove minutos de partida para que o atual campeão brasileiro impusesse sua superioridade técnica e se colocasse em vantagem no placar. Gustavo Scarpa recebeu de Dudu e levantou na medida para Gómez cabecear sozinho e fazer 1 a 0.

O Palmeiras não criava tanto, mas ganhou um presente aos 21 e aumentou a diferença. Arias foi afastar de cabeça pela direita de defesa e deu um presente para Scarpa, que emendou bonito chute de primeira e marcou o segundo.

Sem dar qualquer chance ao adversário, o Alviverde se manteve no campo de ataque e incomodou novamente aos 35. Dudu cruzou, Felipe Melo completou de cabeça e o atacante Cuesta apareceu no campo de defesa para cortar quase em cima da linha.

Depois do intervalo, o jogo esfriou. O time dirigido por Felipão já não tinha o mesmo ímpeto, mas também não corria grandes riscos no campo de defesa. Aos 13 minutos da segunda etapa, Cuesta bateu forte e Weverton enfim precisou trabalhar, mas já havia sido marcado impedimento do ataque do campeão peruano.

O craque da partida brilhou novamente aos 21 e foi às redes pela segunda vez. Hyoran, que havia substituído Zé Rafael, tocou para dentro da área até Scarpa, que encheu o pé e aumentou a vantagem.

Com moral alto, o ex-jogador do Fluminense se empolgou e foi fominha aos 28 minutos. Em busca do chamado "hat-trick", o camisa 14 deixou dois defensores na saudade e poderia ter passado para Deyverson, mas optou pela finalização e errou o alvo.

O meia, como se fosse preciso, se redimiu sete minutos depois ao iniciar a jogada que culminou com o quarto gol. Ele deixou a bola com Hyoaran, que mandou para a área e encontrou Moisés livre para arrematar e fazer 4 a 0.

O apetite não diminuiu, mas a rede não voltou a balançar. Aos 43 minutos, Scarpa deu para Moisés, que errou o alvo por centímetros. Nos acréscimos, aos 48, quando o Palmeiras já tinha um homem a mais devido à expulsão de Neyra, Luan chutou de muito longe e carimbou o travessão.

Ficha técnica:.

Melgar: Cáceda; Neyra, Ramos, Fuentes e Mifflin; Arias, Diez (Hinostroza), Vidales (Arakaki), Gómez (Ibérico) e Sánchez; Cuesta. Técnico: Jorge Pautasso.

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Gómez e Victor Luis; Bruno Henrique (Moisés), Felipe Melo e Zé Rafael (Hyoran); Gustavo Scarpa, Dudu (Lucas Lima) e Deyverson. Técnico: Luis Felipe Scolari.

Árbitro: Carlos Orbe (Equador), auxiliado pelos compatriotas Byron Romero e Ricardo Baren.

Cartões amarelos: Cuesta, Neyra, Ramos e Fuentes (Melgar); Zé Rafael e Deyverson (Palmeiras).

Cartão vermelho: Neyra (Melgar).

Gols: Gómez, Gustavo Scarpa (2x) e Moisés (Palmeiras).

Estádio Monumental de la UNSA, em Arequipa (Peru). EFE