Topo

Olimpia pode conquistar título do Apertura paraguaio nesta quarta-feira

29/04/2019 13h38

Assunção, 29 abr (EFE).- O Olimpia terá neste meio de semana, na 18ª rodada do Torneio Apertura do Campeonato Paraguaio, a primeira chance de conquistar o título nacional, caso vença o Deportivo Capiatá, fora de casa, na quarta-feira, e o Cerro Porteño perca para o Sportivo San Lorenzo, no mesmo dia, em seus domínios.

O 'Decano' lidera a competição com 43 pontos, conquistados 16 partidas disputadas. O 'Ciclón' aparece em segundo com 33, mas com um compromisso a mais realizado. O Libertad, que está em terceiro, com 31, e o Guaraní, quarto, com 29, também têm chances matemáticas de título, embora remotas.

O Olimpia, que tem jogo a menos, precisa de apenas duas vitórias nos seis últimos compromissos para garantir a taça, independente dos demais resultados. Nesta quarta-feira, no entanto, só será campeão se o Cerro perder e se conseguir ganhar do Deportivo Capiatá, que é o sexto na tabela, com 23 pontos.

Neste domingo, os comandados pelo argentino Daniel Garnero passaram pelo Libertad por 3 a 0, no estádio Manuel Ferreira, o que deixou a taça ainda mais próxima. Um dos gols foi marcado pelo veterano atacante Roque Santa Cruz, artilheiro da competição - ao lado de Nildo Viera, do River Plate -, com oito gols.

O campeão do Torneio Apertura estará garantido na fase de grupos da próxima edição da Taça Libertadores, junto com o vencedor do Clausura, que acontecerá no segundo semestre. Os dois outros representantes do Paraguai serão os times que somarem mais pontos no conjuntos das duas competições.

O Cerro, que já garantiu classificação no grupo E da atual edição da principal competição do continente, que tem o Atlético Mineiro sem chances de avançar, receberá o Sportivo San Lorenzo. A princípio, o jogo aconteceu depois do Olimpia atuar, mas é avaliada antecipação, para que os dois concorrentes atuem simultaneamente.

Terceiro na tabela, O Libertad entrará em campo nesta quinta-feira, no encerramento da rodada. O time - que já garantiu a ponta do grupo H da Libertadores, que tem o Grêmio em segundo -, receberá o Nacional, que é o décimo e antepenúltimo na tabela, com 15 pontos.

O Guaraní é o primeiro com chances de título a entrar em campo, ainda nesta segunda-feira, para duelar com o lanterna Deportivo Santaní, dentro de seus domínios. Neste domingo, a 18ª rodada começou com o Sportivo Luqueño passando pelo Sol de América, fora de casa, por 1 a 0.

Programação da 18ª rodada do Torneio Apertura do Campeonato Paraguaio:.

Domingo.

Sol de América 0 - Sportivo Luqueño 1.

Segunda-feira.

Guaraní - Deportivo Santaní.

Terça-feira.

General Díaz - River Plate.

Quarta-feira.

Deportivo Capiatá - Olimpia.

Cerro Portenho - Sportivo San Lorenzo.

Quinta-feira.

Libertad - Nacional. EFE