Topo

Olimpia joga por vitória no sábado para conquistar o Apertura paraguaio

03/05/2019 15h45

Assunção, 3 mai (EFE).- O Olimpia terá neste sábado uma nova oportunidade de conquistar o título do Torneio Apertura do Campeonato Paraguaio, se vencer neste sábado o Deportivo Santaní, fora de casa, em jogo atrasado pela 15ª rodada.

O 'Decano', que tem 44 pontos e 18 partidas realizadas, pode ser campeão mesmo com uma derrota, caso o Cerro Porteño, que tem 37 pontos e 19 compromissos realizados, seja derrotado no mesmo dia - mas, pela 20ª rodada, que acontecerá neste fim de semana -, pelo Sportivo Luqueño, no estádio Defensores del Chaco.

Se o pior cenário acontecer para o Olimpia, com derrota para o Deportivo Santaní, e que o arquirrival ganhe seu compromisso, a nova chance de conquista do título será já nessa terça-feira, quando a equipe receberá o General Díaz.

No meio de semana, o time comandado pelo argentino Daniel Garnero teve a primeira chance de erguer o troféu do Apertura, mas acabou empatando com o Deportivo Capiatá em 2 a 2, depois de sofrer gol nos acréscimos do segundo tempo.

No mesmo dia, o Cerro teve oportunidade para reduzir a distância para o líder, porém também empatou com o Sportivo San Lorenzo em 1 a 1. A equipe do técnico espanhol Fernando Jubero cedeu empate aos 28 do segundo tempo, em gol que gerou polêmica no Paraguai.

O árbitro Cristian Aquino e o auxiliar Diego Silva foram afastados por causa da validação do lance, em que a bola explodiu no travessão e quicou perto da linha, sem entrar. O presidente do 'Ciclón', Raúl Zapag, pediu demissão do mandatário da federação local, Robert Harrison, por alegando favorecimento ao Olimpia.

Para o jogo deste sábado, o 'Decano' tem como única dúvida o meia Rodrigo Rojas, que apresenta dores musculares e ficou no banco de reservas por 90 minutos no duelo com o Capiatá. Caso tenha condições de ser titular, o jogador da seleção paraguaia deverá ganhar o lugar de Richard Sánchez.

No Cerro, Jubero já não conta com o lateral-esquerdo Santiago Arzamendia, que apresenta quadro de febre. Com isso, o jovem Luis Vargas, formado na base do clube, deverá ganhar lugar no 11 inicial.

O campeão do Torneio Apertura estará garantido na fase de grupos da próxima edição da Taça Libertadores, junto com o vencedor do Clausura, que acontecerá no segundo semestre. Os dois outros representantes do Paraguai serão os times que somarem mais pontos no conjuntos das duas competições.

Programação da 20ª rodada do Torneio Apertura do Campeonato Paraguaio:.

Sábado.

Deportivo Santaní - Olimpia (Atrasado da 15ª rodada).

Sportivo Luqueño - Cerro Porteño.

Domingo.

Sportivo San Lorenzo - Libertad.

Segunda-feira.

Nacional - Deportivo Capiatá.

River Plate - Guaraní.

Terça-feira.

Deportivo Santaní - Sol de América.

Olimpia - General Díaz. EFE