Topo

Árbitro boliviano morre após desmaiar durante partida na altidude

19/05/2019 20h52

La Paz, 19 mai (EFE).- O árbitro Víctor Hugo Hurtado, de 32 anos, morreu neste domingo minutos depois de desmaiar no início do segundo tempo da partida entre Always Ready e Oriente Petrolero, que se enfrentaram na cidade de El Alto, a mais de 4 mil metros de altitude, pela 25ª rodada do Campeonato Boliviano.

"Infelizmente tenho que comunicar que ele morreu", disse à Agência Efe o presidente do Always Ready, Fernando Costa, que estava no Hospital del Norte, em El Alto, para onde o árbitro foi levado. O dirigente explicou que Hurtado sofreu uma parada cardíaca quando estava "na porta da sala de emergência" do hospital.

As imagens da televisão registraram o momento em que o árbitro caiu no gramado durante a partida. Um grupo de paramédicos imediatamente colocou uma máscara de oxigênio em Hurtado e o transferiu até uma ambulância que estava em um dos acessos ao campo do Estadio Municipal de El Alto.

Situado a mais de 4 mil metros de altura, esse estádio é considerado o de maior altitude da Bolívia e do mundo entre os que recebem partidas de futebol em nível profissional.

Questionado sobre uma possível relação entre esse fator e as complicações sofridas pelo árbitro, Costa disse que "ainda é cedo para falar disso." Segundo o dirigente, "seria imprudente" estabelecer uma conclusão porque Hurtado não apresentou problemas antes do jogo.

Costa lembrou que o mesmo árbitro apitou na quarta-feira passada a partida entre The Strongest e Blooming no estádio Hernando Siles de La Paz, a 3.600 metros de altitude, e que desde esse dia permaneceu na região à espera do duelo deste domingo entre Always Ready e Oriente Petrolero. EFE