Topo

Brasileiro abre caminho, Tondela vence Chaves e se mantém na elite portuguesa

19/05/2019 18h01

(Atualiza com resultado de Moreirense e Vitória de Guimarães).

Lisboa, 10 mai (EFE).- O Tondela venceu neste domingo o Chaves por 5 a 2, em casa, em duelo direto, e garantiu a permanência na primeira divisão do Campeonato Português, fazendo o adversário se juntar aos rebaixados Feirense e Nacional.

O primeiro gol dos anfitriões foi marcado pelo zagueiro Ícaro Silva, que teve passagens por clubes pequenos do Brasil, como Legião-DF, Boavista-RJ e Grêmio Anápolis-GO, entre outros. O defensor balançou a rede logo aos 4 minutos do primeiro tempo.

Avassalador, o Tondela marcou mais três vezes, com o meia português João Pedro, aos 9, com o atacante colombiano Jhon Murillo, aos 16, e com o atacante chileno Juan Delgado, aos 28. Outro brasileiro desconhecido, o atacante Platiny, e o zagueiro sérvio Nikola Maras descontaram ainda antes do intervalo.

Murillo, aos 32 da etapa complementar, deu números finais ao duelo.

O Chaves havia entrado em campo jogando pelo empate, o que manteria as duas equipes com o mesmo número de pontos. Nesse caso, os visitantes seriam beneficiados pelo melhor desempenho no confronto direto.

Em outra partida disputada neste domingo, o Vitória de Guimarães superou o Moreirense por 3 a 1, fora de casa, e tomou do adversário a quinta posição, que dará direito a disputar a próxima edição da Liga Europa, embora, o adversário estivesse vetado no torneio continental, por não ter licença da Uefa.

O artilheiro do jogo foi o atacante brasileiro Davidson, ex-Fortaleza e Fluminense de Feira, que balançou a rede duas vezes. O zagueiro venezuelano Yordán Osorio também marcou para os visitantes. O atacante uruguaio David Texeira descontou. EFE