Topo

Athletico-PR e River Plate iniciam a disputa da Recopa Sul-Americana

21/05/2019 13h46

Curitiba, 21 mai (EFE).- O Athletico Paranaense inicia nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), a disputa da Recopa Sul-Americana, em que encarará o River Plate, da Argentina, em primeiro jogo que acontecerá na Arena da Baixada, em Curitiba.

O Furacão é um dos dois participantes do torneio por ter conquistado em 2018 a Copa Sul-Americana, primeiro título internacional da história do clube. Os 'Millonarios', por sua vez, são os detentores do troféu da Taça Libertadores.

Após duelarem na capital do Paraná, Athletico e River voltarão a se enfrentar no próximo dia 30, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Em caso de igualdade em pontos e no saldo de gols, entre as duas equipes, haverá prorrogação de 30 minutos. Se persistir o empate, o campeão será definido nos pênaltis.

Na Recopa, como em outras competições organizadas pela Conmebol, não há o critério de gols marcados fora de casa, como desempate.

Para o jogo desta quarta-feira, o Athletico tem dois desfalques certos, o zagueiro Thiago Heleno e o meia Camacho, ambos afastados depois de testarem positivo para doping, em partidas da atual edição da Libertadores. Os jogadores estão suspensos preventivamente por 60 dias pela Conmebol.

Na lista de inscritos para a competição, o meia argentino Tomás Andrade acabou ficando fora. O jogador pertence ao River e está cedido por empréstimo ao Furacão.

Além disso, o lateral-direito Jonathan e o zagueiro Robson Bambu são dúvidas para o técnico Tiago Neves, por apresentarem problemas físicos. O primeiro, pode dar lugar a Madson, caso não atue, enquanto o segundo já seria reserva da dupla formada por Léo Pereira e Paulo André.

No domingo, em jogo com o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, também disputada na Arena da Baixada, todos os titulares do Athletico foram preservados. O placar terminou 2 a 0 a favor do time paulista, o que levou o Rubro-Negro para o décimo lugar na competição nacional, com sete pontos.

O River Plate, por sua vez, participa pela quinta vez da Recopa. A equipe argentina conquistou o título em 2015 e 2016, vencendo San Lorenzo e Independiente Santa Fé, da Colômbia, respectivamente. Além disso, os 'Millonarios' foram derrotados em 1997 e 1998, nesse segundo ano, para o Cruzeiro.

A equipe comandada pelo técnico Marcelo Gallardo voltará a campo após uma semana, depois da eliminação diante do Atlético Tucumán, nas quartas de final da Copa da Superliga Argentina, apesar de vitória por 4 a 1 na volta, já que perdeu na ida por 3 a 0.

Dos remanescentes do título da Libertadores, o maior desfalque do River é o meia colombiano Juan Fernando Quintero, que se recupera de grave lesão. Apesar disso, o jogador embarcou para o Brasil, para acompanhar os companheiros no início da disputa do título.

A dúvida de Gallardo para o jogo reside no setor ofensivo, em que o colombiano Rafael Santos Borré e o argentino Matías Suárez disputam a vaga para atuar ao lado do também argentino Lucas Pratto, ex-Atlético Mineiro e São Paulo.

Prováveis escalações:.

Athletico Paranaense: Santos; Jonathan (ou Madson), Léo Pereira, Paulo André e Renan Lodi; Wellington, Lucho González e Bruno Guimarães; Nikão, Rony e Marco Rubén. Técnico: Tiago Nunes.

River Plate: Armani; Mayada, Martínez Quarta, Pinola e Casco; Pérez, De la Cruz, Palacios e Fernández; Suárez (ou Santos Borré) e Pratto. Técnico: Marcelo Gallardo.

Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia), auxiliado pelos compatriotas Alexánder Guzmán e John Alexander León.

Estádio: Arena da Baixada, Curitiba. EFE