Topo

Conmebol veta clubes de 2ª divisão na Libertadores e Sul-Americana

21/05/2019 14h11

Assunção, 21 mai (EFE).- A Conmebol divulgou nesta terça-feira que clubes que estiverem participando da segunda divisão de campeonatos nacionais não poderão mais disputar a Taça Libertadores ou a Copa Sul-Americana, no ano que vem.

A medida é um dos requisitos para a participação nos torneios continentais em 2020, que foram anunciados hoje e publicados no site da entidade.

No Brasil, por exemplo, caso um clube seja rebaixado e conquiste a Copa do Brasil, não irá à Libertadores. É o caso também do Juventude, que está na Série B, se não subir, e de Paysandu e Sampaio Corrêa, que estão na C e já vetados, em caso de título.

Na Argentina, em que está em disputa a Copa da Superliga Argentina, o Tigre, que caiu para a segunda divisão nesta temporada, está na semifinal. Mesmo que seja campeão, o time não se classificará ao principal torneio continental.

Até hoje, cinco times disputaram da Libertadores, sem estar na elite do futebol de seus países, sendo quatro brasileiros, o Criciúma, em 1992; o Santo André, em 2005; o Paulista, em 2006; e o Palmeiras, em 2012. EFE