Topo

Fórmula 1

Morte do tricampeão Niki Lauda comove mundo da Fórmula 1

21/05/2019 06h02

O mundo da Fórmula 1, com a escuderia Ferrari à frente, reagiu com tristeza nesta terça-feira à morte do lendário piloto austríaco Niki Lauda, tricampeão mundial da principal categoria do automobilismo, ocorrida ontem, em Viena.

"Hoje é um dia triste para a F-1. A grande família da Ferrari informa com grande tristeza a notícia da morte do seu amigo Niki Lauda, três vezes campeão do mundo, duas vezes com a Scuderia (1975-1977)", diz a equipe italiana em sua conta oficial do Twitter.

"Você continuará para sempre em nossos corações e no coração dos fãs. #CiaoNiki", acrescentou a Ferrari, onde Lauda celebrou seus maiores triunfos na década de 1970.

A McLaren, outra equipe onde o austríaco foi campeão (1984), também expressou a sua tristeza pela sua morte, aos 70 anos.

"Todos na McLaren estão profundamente tristes ao saber que nosso amigo, colega e campeão mundial de Fórmula 1 em 1984, Niki Lauda, faleceu. Niki sempre estará em nossos corações e estará na nossa história. #RIPNiki", diz a equipe em suas redes sociais.

Já o diretor da Mercedes, Toto Wolff, considerou Niki Lauda "uma das maiores lendas da Fórmula 1", por seu "heroísmo, humanidade e honestidade" e assegurou que ele deixará "um vácuo" com sua morte.

"Em primeiro lugar, em nome da equipe e de todos na Mercedes, eu gostaria de enviar nossas mais sinceras condolências a Birgit, aos filhos de Niki, seus familiares e amigos próximos. Niki sempre será uma das maiores lendas do nosso esporte: ele combinou heroísmo, humanidade e honestidade dentro e fora do cockpit", disse Toto Wolff em um comunicado.

De acordo com o diretor, a morte de Lauda "deixa um vácuo na F-1".

"Não apenas perdemos um herói que liderou o retorno mais extraordinário de todos os tempos, mas também um homem que trouxe clareza e franqueza para a moderna Fórmula 1. Sentiremos falta de seu senso comum", afirmou.

A página oficial da Fórmula 1 escreveu em sua conta no Twitter: "Descanse em paz, Niki Lauda. Sempre levado em nossos corações, sempre imortalizado na nossa história. A comunidade do automobilismo está de luto pela morte devastadora de uma verdadeira lenda".

"Os pensamentos de todos na F1 estão com seus amigos, com sua família", acrescentou a categoria.

Bicampeão da F-1, o espanhol Fernando Alonso também lamentou a morte de Lauda: "Notícias chocantes e tristes notícias esta manhã. Descanse em Paz, Niki".

Veja outras manifestações de pesar pela morte de Niki Lauda

Valtteri Bottas, piloto da Mercedes

RIP Niki #legend

Uma publicação compartilhada por Valtteri Bottas (@valtteribottas) em

Emerson Fittipaldi, ex-piloto da Fórmula 1

Nico Rosberg, ex-piloto da Mercedes

Rubens Barrichello, ex-piloto da Fórmula 1

#RIP my friend #nikilauda @nikilauda_official

Uma publicação compartilhada por Rubens Barrichello 1??1??1?? (@rubarrichello) em

Felipe Massa, ex-piloto da F-1

Reginaldo Leme, comentarista da TV Globo

Fórmula 1