Topo

COI recomenda que o boxe esteja na lista de modalidades dos Jogos de Tóquio

22/05/2019 16h54

Genebra, 22 mai (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou nesta quarta-feira que seja permitido que o boxe esteja na lista de modalidades dos Jogos de Tóquio, que serão realizados no próximo ano, em meio a conflito com a Associação Internacional de Boxe (Aiba).

O Comitê Executivo do COI, que se reunirá entre os dias 24 e 26 de junho, indicou que a entidade responsável pelo esporte no evento, que está suspensa, segue sem cumprir os preceitos da Carta Olímpica e o Código Ético do movimento olímpico.

Os atritos entre COI e Aiba começaram a partir da inclusão do presidente da entidade, o uzbeque Gafur Rakhimov, na lista negra do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, pelo suposto envolvimento com o narcotráfico.

Hoje, em comunicado, o Comitê Olímpico Internacional afirmou estar preocupado com os atletas da modalidade, por isso, recomendou a presença do boxe na lista dos Jogos de Tóquio.

"Queremos dar a Aiba uma chance excepcional para que seja restaurado o cumprimento completo do Código Ético do COI", aponta o texto.

A ideia do Comitê Olímpico é que o boxe seja disputado com oito categorias masculinas, duas a menos do que no Rio de Janeiro, e cinco femininas, duas a mais do que há quase três anos. EFE