Topo

Conmebol recua, e times na Série B poderão jogar Libertadores e Sul-Americana

22/05/2019 20h53

Assunção, 22 mai (EFE).- A Conmebol anunciou nesta quarta-feira que clubes que não estiverem nas principais divisões dos campeonatos nacionais de seus respectivos países poderão disputar a Taça Libertadores e a Copa Sul-Americana de 2020.

Ontem, a entidade máxima do futebol sul-americano havia anunciado que proibiria a participação de times rebaixados nas duas competições, mas decidiu voltar atrás porque muitas das federações não adaptaram os sistemas de classificação neste ano.

Vários países, especialmente Brasil e Argentina, reclamaram da decisão com a Direção de Competições de Clubes da Conmebol.

Agora, o critério de elegibilidade para a disputa das duas competições volta a ser puramente o mérito esportivo. Além disso, as equipes precisam ter uma licença expedida pelas respectivas federações nacionais e apresentar carta de conformidade e compromisso com a Conmebol no prazo determinado pela entidade.

A Conmebol também organizou para a próxima quarta-feira uma reunião, que será realizada em Buenos Aires, e convidou os diretores de competições dos países que fazem parte da entidade.

O encontro servirá para discutir o calendário de competições do próximo ano e os critérios de classificação para as edições de 2021 da Libertadores e da Sul-Americana. EFE