Topo

Sporting bate Porto nos pênaltis e é campeão da Taça de Portugal

25/05/2019 17h07

Lisboa, 25 mai (EFE).- O Sporting conquistou neste sábado o título da Taça de Portugal ao vencerem o Porto nos pênaltis por 5 a 4 no Estádio de Honra, em Oeiras, depois que os dois times empataram em 1 a 1 no tempo normal e fizeram um gol cada durante a prorrogação.

A final foi repleta de jogadores nascidos no Brasil, com 13. Os 'Leões' tiveram o goleiro Renan Ribeiro, o volante Wendel, e os meias Raphinha e Luiz Phellype entre os titulares, enquanto o lateral Jefferson entrou durante o tempo extra. Pelo Porto, o goleiro Vaná, o lateral-direito Éder Militão, os zagueiros Felipe e Pepe (naturalizado português) o lateral-esquerdo Alex Telles e o meia Otávio começaram jogando, e o atacante Fernando também foi a campo na prorrogação.

O Porto, que não fica com o título desde o tricampeonato de 2011, saiu à frente no placar. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Herrera cobrou falta pela direita, Tiquinho Soares desviou de cabeça e fez 1 a 0. Os jogadores comemoram com uma camisa do goleiro Iker Casillas, que sofreu um infarto do miocárdio no dia 1º deste mês e assistiu à decisão das arquibancadas.

Ainda antes do intervalo, aos 45, Acuña desceu pela direita e mandou para a entrada da área até Bruno Fernandes, que bateu firme e contou com desvio em Danilo Pereira para deixar tudo igual.

Nennhuma das equipes conseguiu marcar na etapa final, e a decisão teve tempo extra. Aos 11 minutos, Acuña lançou na segunda trave e Dost completou para a rede. Alguns torcedores dos 'Leões' já esboçavam uma comemoração, mas após a virada de lado, aos 16, do segundo tempo, Felipe deixou tudo igual.

Nas penalidades, Dost errou, e o Porto ficou em vantagem, mas um chute de Pepe na trave e a defesa de Renan Ribeiro na batida de Fernando garantiram o título da equipe lisboeta, que foi a 17, um a mais que o adversário deste sábado. O líder do ranking ainda é o Benfica, com 26. EFE