Topo

Argentina e Colômbia abrem grupo B em jogo com ares de clássico

14/06/2019 12h43

Salvador, 14 jun (EFE).- Com o sonho de quebrar um jejum de 26 anos sem títulos da seleção principal, a Argentina abrirá o grupo B da Copa América neste sábado enfrentando a Colômbia, na Arena Fonte Nova, em jogo que tem cara de clássico e que é um dos mais aguardados da primeira fase.

A bicampeã mundial não sabe o que é levantar uma taça desde a Copa América de 1993. Desde então, obteve dos ouros olímpicos, mas nos Jogos são permitidos apenas três jogadores com mais de 23 anos. Os melhores resultados foram os vices continentais de 2015 e 2016, ambos em derrotas para o Chile na final, e o vice da Copa do Mundo de 2014, também no Brasil.

Com ares de renovação, a 'Albiceleste' terá a estreia oficial do técnico Lionel Scaloni, um jovem de 41 anos que ainda não tinha experiência em times adultos, mas que obteve 70,3% de aproveitamento nos nove amistosos desde que assumiu o cargo, após o Mundial da Rússia.

Em meio à renovação, ainda há remanescentes da queda nas oitavas de final da última Copa, com destaque para Lionel Messi, que ainda busca o primeiro título pela seleção principal. A frustração fez inclusive o camisa 10 renunciar às convocações no pós-Mundial, mas o craque retornou na derrota para a Venezuela, em maio, e quer enfim quebrar o jejum.

"Continuo na seleção porque vou insistir até onde for possível para conquistar algo grande. Estamos com uma equipe nova, e por isso os favoritos são Brasil e Uruguai, e não a Argentina desta vez", disse o maior artilheiro da história da 'Albiceleste', com 67 gols.

Junto com Messi, formam uma espinha dorsal de jogadores experientes o goleiro Armani, o zagueiro Otamendi, o meia Di María e o atacante Agüero.

Na Colômbia, a principal novidade é o técnico Carlos Queiroz, que já dirigiu Portugal e nos últimos oito anos esteve à frente do Irã, o qual levou para as Copas de 2014 e 2018. O português tem o peso de substituir o argentino José Pekerman, que também esteve nos últimos dois Mundiais e conduziu os 'Cafeteros' às quartas de final no Brasil cinco anos atrás.

Queiroz tem mais jogadores rodados à disposição, como o goleiro Ospina, o zagueiro Mina, ex-jogador de Palmeiras e Barcelona, o meia James Rodríguez, artilheiro da Copa de 2014, e Radamel Falcao.

"Temos o sonho de ganhar a Copa América, viemos aqui para isso, mas é melhor ir passo a passo", disse Falcao, que aos 33 anos deu a entender que está perto do adeus à seleção.

A Colômbia não vence a Argentina desde 2007, quando fez 2 a 1 em Bogotá, pelas Eliminatórias para o Mundial de 2010. Desde então, foram cinco derrotas e três empates.

Prováveis escalações:.

Argentina: Armani; Saravia, Pezzella, Otamendi e Tagliafico; Paredes, Guido Rodríguez, Lo Celso e Di María; Messi e Agüero. Técnico: Lionel Scaloni.

Colômbia: Ospina: Arias, Mina, Sánchez e Tesillo; Barrios, Cuadrado, Uribe e James Rodríguez; Muriel e Falcao. Técnico: Carlos Queiroz.

Árbitro: Roberto Tobar (Chile), auxiliado pelos compatriotas Christian Schiemann e Claudio Ríos.

Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador. EFE