Topo

Novo técnico do Atlético Nacional, Osorio quer retomar supremacia continental

14/06/2019 18h58

Guarne (Colômbia), 14 jun (EFE).- Apresentado nesta sexta-feira como novo técnico do Atlético Nacional, o colombiano Juan Carlos Osorio declarou que pretende devolver ao clube "a supremacia no futebol doméstico e em nível sul-americano".

"O professor Juan Carlos está gravado na história do Atlético Nacional. Damos as boas-vindas a ele neste processo que hoje iniciamos", expressou o presidente do clube, Juan David Pérez, em entrevista coletiva na sede esportiva da equipe em Guarne, município do departamento de Antioquia, na Colômbia.

O técnico de 57 anos retorna à equipe que treinou de 2012 a 2015, com a qual conquistou quatro vezes o Campeonato Colombiano, três de forma maneira consecutiva, além como dois títulos da Copa da Colômbia e uma Superliga Colombiana.

Sob o comando de Osorio, o clube também foi vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2014, após cair ser derrotado pelo River Plate na final.

"Aqui não há medo, apenas uma vontade enorme de satisfazer toda a torcida. Acho que coincidiram razões familiares de peso e o agradecimento que tenho ao clube, o carinho especial que tenho e a vontade de colaborar neste momento conjuntural pelo qual está passando", explicou Osorio ao ser apresentado.

O colombiano lembrou que em 2015 foi "doloroso" assinar com o São Paulo para se tornar o primeiro treinador colombiano a trabalhar no Brasil.

A decisão significou se desmembrar de um grupo de jogadores que, depois de nove finais, estava pronto para uma conquista internacional, a Libertadores de 2016, que veio com o técnico Reinaldo Rueda, atual treinador do Chile.

"Foi doloroso abrir mão dessa grande possibilidade de dar ao Nacional um título internacional", comentou o técnico.

Osorio admitiu que, diante da "crise" do clube colombiano - sem títulos do Colombiano desde 2017 e com uma sanção pendente de revisão pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) -, o momento é de "reduzir as pretensões econômicas para se concentrar em retribuir ao clube por tudo que deu no passado".

O auxiliar de Osorio na equipe será o compatriota Pompilio Páez, quem também integrou a comissão técnica da seleção do México na Copa do Mundo da Rússia.

Osorio chega para substituir o interino Alejandro Restrepo, que assumiu o cargo de treinador após a renúncia de Paulo Autuori. O brasileiro se demitiu depois da derrota por 4 a 1 para o Fluminense no Maracanã, pela segunda fase da Copa Sul-Americana. EFE