Topo

Quartararo assombra de novo, supera Márquez e é pole do GP da Catalunha

15/06/2019 13h29

Montmeló (Espanha), 15 jun (EFE).- O francês Fabio Quartararo, da SIC Yamaha, voltou a brilhar em sessão de classificação neste sábado, desbancou o espanhol Marc Márquez, da Honda, e cravou a pole position do Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP, feito que já havia alcançado nesta temporada, no GP da Espanha.

Há pouco mais de um mês, o estreante na categoria se tornou o mais jovem a obter o primeiro lugar no grid de largada. Hoje, a repetição do feito veio com volta em 1min39s484, apenas 15 centésimos mais veloz que a melhor do cinco vezes campeão e líder do campeonato de 2019.

O espanhol Maverick Viñales, da Yamaha, que vem tendo temporada irregular, ocupando apenas o oitavo posto na tabela, conseguiu ser o terceiro a girar mais rápido no treino, com o tempo de 1min39s710, o que fará com que feche a primeira fila.

O quarto lugar ficou com o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, companheiro de Quartararo na SIC Yamaha, que ficou só a um milésimo de 'Mack'. Os italianos Valentino Rossi, da Yamaha, e Andrea Dovizioso, da Ducati, segundo colocado do campeonato, largarão nos quinto e sexto lugares, respectivamente.

O espanhol Álex Rins, da Suzuki, que é uma das surpresas da temporada, ao ocupar a terceira posição na classificação, conseguiu ser apenas o oitavo mais rápido do dia, com isso, estará na terceira fila, com o italiano Danilo Petrucci, da Ducati, a sua frente, e o britânico Cal Crutchlow, da LCR Honda, logo atrás.

Na Moto2, o espanhol Augusto Fernández, da Pons Kalex, obteve a primeira pole position na categoria, ao marcar 1min44s170 no cromômetro. O suíço Thomas Lüthi, da Intact Kalex, foi 21 centésimos mais lento. O italiano Lorenzo Baldassarri, companheiro do mais rápido do dia e que é o líder do campeonato, sairá em sétimo.

Já na Moto 3, o espanhol Arón Canet (Max KTM), líder da classificação, não deu chance a concorrência e terminou em primeiro, com 1min48s433. A primeira fila será completada pelo italiano Niccolò Antonelli, da SIC58 Honda, que sairá em segundo, e pelo argentino Gabriel Rodrigo, da Gresini Honda, que larga em terceiro. EFE