Topo

Trio de Alonso vence 24h de Le Mans e é campeão do Mundial de Endurance

16/06/2019 12h43

(Atualiza com o desempenho de outros brasileiros).

Le Mans (França), 16 jun (EFE).- O trio formado pelo espanhol Fernando Alonso, o suíço Sebastien Buemi e o japonês Kazuki Nakajima, com um Toyota TS050 Hybrid, venceu as 24 Horas de Le Mans neste domingo e confirmou o título do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

Os três pilotos voltaram a ganhar a prestigiada prova francesa, no circuito de La Sarthe - onde venceram no ano passado, também por essa temporada do WEC -, à frente do outro carro da equipe japonesa, pilotado pelo argentino José María López, o inglês Mike Conway e o japonês Kamui Kobayashi.

O espanhol, bicampeão mundial de Fórmula 1, e os companheiros terminaram o Mundial com 198 pontos, 41 a mais que o segundo trio, que perdeu a liderança da corrida neste domingo faltando pouco menos de uma hora para o final da prova, devido um furo de pneu e problema no câmbio.

Na terceira posição ficaram os pilotos que guiaram protótipo BR Engineering BR1, os russos Mikhail Aleshin, Vitaly Petrov e o belga Stoffel Vandoorne. Na quarta posição na categoria de elite do WEC, ficaram o brasileiro Bruno Senna, o alemão André Lotterer e o suíço Neel Jani, com um Rebellion R13.

Também hoje em Le Mans, mas na LMP2, o atual campeão André Negrão voltou a se sagrar campeão mundial da categoria em grande estilo: o brasileiro venceu a prova ao lado dos companheiros Pierre Thiriet e Nicolas Lapierre com um protótipo da Signatech Allpine.

O dia ainda foi de vitórias brasileiras, na LMGTE Pro e na LMGTE Am, respectivamente, com Daniel Serra - ao lado do britânico James Calado e do italiano Alessandro Pier Guidi -; e com Felipe Fraga - junto com o americano Ben Keating e o holandês Jeroen Bleekemolen.

Na LMGTE Am, Rodrigo Baptista ainda subiu no pódio, ao terminar na terceira colocação, em trio formado com o americano Jeff Segal e o canadense Wei Lu. EFE