Topo

Cinco dados históricos dos cinco primeiros jogos da Copa América

17/06/2019 16h05

Rio de Janeiro, 17 jun (EFE).- Os cinco primeiros jogos da Copa América, que está sendo disputada neste ano no Brasil, tiveram diversos grandes momentos. A Agência Efe separou cinco que já estão na história da competição.

1.- Primeiro pênalti após consulta ao VAR.

"Põe a câmera normal e me mostra a sequência desde lá atrás. É mão, pênalti, mas não é para amarelo. Estamos de acordo?". A conversa entre o árbitro argentino Néstor Pitana, e o compatriota Patricio Lostau, responsável pelo VAR no jogo entre Brasil e Bolívia, resultou no primeiro pênalti marcado com o sistema no torneio.

Philippe Coutinho cobrou e abriu o caminho para a vitória dos anfitriões por 3 a 0. A partir daí, a consulta ao vídeo se tornou uma das protagonistas da competição continental, com gols anulados, como dois marcados pelo Peru, em empate com a Venezuela em 0 a 0; e a expulsão do lateral-direito equatoriano José Quintero, após acertar cotovelada no meia uruguaio Nicolás Lodeiro.

2.- Recorde de arrecadação.

Apesar dos estádios com baixo público, inclusive, na partida entre brasileiros e bolivianos, a arrecadação vem sendo impressionante. A renda da partida de abertura, de R$ 22.470.630,00, no Morumbi, em São Paulo, é recorde absoluto no futebol local.

A marca anterior também era dos pentacampeões, por jogo com o Chile, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em outubro de 2017, no Allianz Parque, que rendeu R$ 15.118.391,02.

3.- Sequências quebradas da Argentina e da Colômbia.

A vitória da Colômbia sobre a Argentina por 2 a 0, na Fonte Nova, rompeu algumas sequências, como a da 'Albiceleste', que não perdia em estreias na Copa América desde 1979, quando foi batida pela Bolívia, em La Paz, por 2 a 1. Os argentinos estavam invictos há 16 partidas no torneio continental.

Os colombianos, por sua vez, não venciam o adversário desde 2007, quando fizeram 2 a 1 em Bogotá, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo que seria disputado cerca de três anos depois, na África do Sul.

4.- Segundo gol de pênalti mais rápido da história.

No Maracanã, contra o Catar, o atacante paraguaio Óscar Cardozo abriu o placar da partida aos 4 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti. Foi o segundo gol mais rápido marcado na história da Copa América, em tiro da marca fatal.

O recordista ainda é o uruguaio Alcides Silveira, que anotou aos 2 minutos, na goleada sobre o Equador por 4 a 0, na primeira rodada da segunda edição do torneio que foi disputada em 1959. O jogo aconteceu no Esádio Modelo, em Guayaquil.

5.- Almoez Ali rompe barreira.

Artilheiro da Copa da Ásia, no início deste ano, o atacante Almoez Ali fez história neste domingo, ao ser o primeiro jogador a marcar na Copa América com a camisa do Catar, também no empate com o Paraguai em 2 a 2.

O camisa 16 arriscou chute da entrada da área, contou com desvio no meia Celso Ortíz e venceu o goleiro Gatito Fernández, que não teve qualquer chance de defesa. EFE