Topo

Luis Enrique deixa a seleção espanhola por problemas pessoais

19/06/2019 12h21

Madri, 19 jun (EFE).- O presidente da federação espanhola de futebol (RFEF), Luis Rubiales, anunciou nesta quarta-feira que o técnico da seleção da Espanha, Luis Enrique, pediu demissão da função devido problemas pessoais, e que será substituído pelo auxiliar Robert Moreno.

A situação do antigo treinador da Roma e do Barcelona era alvo de muitas especulações, depois da saída da concentração na véspera do jogo com Malta, pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2020, em março. Além disso, o comandante também não trabalhou nos recentes compromissos com Ilhas Faroe e Suécia.

Luis Enrique assumiu o comando dos campeões mundiais de 2010 há quase um ano, após a participação na Copa do Mundo, em substituição ao interino Fernando Hierro, que, por sua vez, sucedeu o demitido Julen Lopetegui, dois dias antes da estreia da 'Roja' no torneio.

O ex-meia, que não participou da entrevista coletiva em que foi anunciada sua saída, utilizou uma carta para se despedir da seleção, sem dar detalhes sobre os motivos que o levaram a deixar a função de técnico após menos de 12 meses.

"Toda minha gratidão aos dirigentes da RFEF, pela confiança e a compreensão demonstrada. Agradeço, especialmente, a todas as pessoas que fazem parte do staff e aos jogadores, pelo profissionalismo. Sem me esquecer dos veículos de imprensa, pela discrição de vocês e respeito pela situação. Obrigado, de coração", escreveu.

Nas dez partidas em que era o comandante, a Espanha venceu oito vezes, sendo três com Robert Moreno no banco de reservas, além de duas derrotas, para Inglaterra e Croácia, ambas pela Liga das Nações, em que os campeões mundiais de 2010 não conseguiram ir além da primeira fase.

Nas Eliminatórias para a Eurocopa, que será disputada no ano que vem, os espanhóis lideram o grupo F com 12 pontos, cinco a mais que Suécia e Romênia, segunda e terceira colocadas, respectivamente. As duas primeiras colocadas da chave se garantem no torneio.

Anunciado como novo técnico da seleção, Moreno ingressou no futebol como treinador de clubes modestos do futebol espanhol. Em 2011, começou a trabalhar como auxiliar de Luis Enrique, na Roma. A partir daí, o acompanhou no Celta de Vigo e no Barcelona, antes de chegar à equipe nacional. EFE