Topo

EUA batem Suécia e fazem história da Copa do Mundo; Brasil pegará a França

(Corrige título).

Redação Central, 20 jun (EFE).- A seleção americana venceu nesta quinta-feira a Suécia por 2 a 0, no Stade Océane, em Le Havre, garantiu a liderança do grupo F e entrou para a história com a melhor campanha em primeira fase da Copa do Mundo feminina; no dia em que o Brasil teve a definição da adversária nas oitavas de final.

Os gols dos Estados Unidos foram marcados pelo meia Lindsey Horan, aos 3 do primeiro tempo, e pela lateral-esquerda Jonna Andersson, contra, aos 5 da etapa complementar. Os dois lances precisaram ser checados pela árbitra russa Anastasia Pustovoytova, antes da validação.

Com a vitória, as campeãs mundiais em 1991, 1999 e 2015 alcançaram a marca de nove pontos, com expressivos 18 gols marcados e nenhum sofrido. O saldo é superior em um ao da campanha da Noruega, em 1995, após as vitórias sobre Nigéria por 8 a 0, Inglaterra por 2 a 0, e Canadá por 7 a 0.

Antes de passar pelas suecas, os Estados Unidos já estabeleceram a maior goleada da história da Copa do Mundo, ao passar pela Tailândia por 13 a 0. Depois, superaram o Chile por 3 a 0. Como líderes, enfrentarão nas oitavas a Espanha, segunda colocada do grupo B, nesta segunda-feira.

Derrotada, a Suécia acabou como vice-líder do grupo F, com seis pontos. Dessa forma, duelará na próxima etapa com o Canadá, também daqui quatro dias.

Além disso, na última rodada da chave, o Chile derrotou a Tailândia por 2 a 0, no estádio Roazhon Park, em Rennes, com gols da goleira Waraporn Boonsing, contra, e da atacante Maria Urrutía. O resultado garantiu a terceira colocação do grupo.

A 'Roja', no entanto, não conseguiu a classificação às oitavas de final por causa de um gol, que poderia ter saído em pênalti cobrado no fim da partida pela lateral-esquerda Francisca Lara, que acertou o travessão.

Com a definção das melhores seleções que terminaram no terceiro posto, que são Brasil, China, Camarões e Nigéria, ficaram determinados os confrontos das oitavas. Marta e companhia terão pela frente a anfitriã França, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Stade Océane, em Le Havre. EFE

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado no título, o Brasil vai pegar a França nas oitavas de final da Copa do Mundo, e não a Alemanha. O erro foi corrigido.