Topo

Fifa assumirá o controle da Confederação Africana de Futebol

20/06/2019 13h59

Cairo, 20 jun (EFE).- A Fifa assumirá o controle, a partir de agosto, da Confederação Africana de Futebol (CAF), anunciou nesta quinta-feira o presidente da entidade continental, Ahmad Ahmad, depois de acordo de transição firmado visando as próximas eleições.

De acordo com o dirigente nascido em Madagascar, a senegalesa Fatma Samoura, secretária-geral da Fifa, se tornará "delegada-geral para a África" durante seis meses.

Ahmad disse que o acordo era necessário e foi aprovado pelo Comitê Executivo da CAF, realizado ontem no Cairo, no Egito, para garantir a transparência, a eficiência e os mais altos padrões de governança na confederação continental.

"Chamei à Fifa para que me ajudasse a resolver a situação", disse o mandatário, em declarações concedidas à Agência Efe.

Há duas semanas, Ahmad, um dos vice-presidentes da Fifa, foi detido e interrogado na França, acusado de envolvimento em caso de corrupção. O Ministério Público do país europeu investiga os contratos da CAF com a empresa alemã Puma.

O Comitê Executivo da confederação, aprovou a intervenção por unanimidade. A Fifa auditará a entidade, e Samoura atuará como delegada-geral, a partir de 1º de agosto, com possibilidade de renovação. EFE