Topo

Dudamel defende Copa América "somente para seleções sul-americanas"

22/06/2019 20h38

Belo Horizonte, 22 jun (EFE).- O técnico da Venezuela, Rafael Dudamel, opinou neste sábado em entrevista coletiva no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, após a vitória por 3 a 1 sobre a Bolívia, que a Copa América deveria ser disputada apenas por seleções do continente e criticou o Japão por não ter trazido força máxima.

"Considero que a Copa América deve ser da Conmebol, de seleções sul-americanas. Não concordei que um convidado como o Japão tenha minimizado a importância da competição trazendo jogadores em maioria sub-23. É uma falta de respeito com a competição", queixou-se.

"Levanto a voz e manifesto que a Copa América deve ser somente para seleções sul-americanas. Nós não vimos seleções sul-americanas convidadas para taças africanas, nem torneios na Europa, nem centro-americanos. Temos que fazer respeitar a hierarquia que construímos e que a competição seja somente de sul-americanos", ressaltou.

Além do Japão, que usa o torneio como preparação para jogadores que devem disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem, e por isso têm, na maioria dos casos, menos de 23 anos, a Copa América tem como convidada a seleção do Catar, que mira a Copa do Mundo que sediará em 2022.

Já a edição do ano que vem, que será disputada em Argentina e Colômbia e marcará o início de uma era de realização do torneio nos mesmos anos da Eurocopa, terá Austrália e Catar como países convidados. EFE