Topo

"Chile já se parece com a equipe bicampeã da Copa América", diz Zamorano

24/06/2019 16h16

Rio de Janeiro, 24 jun (EFE).- Um dos maiores ídolos da história da seleção do Chile, o ex-atacante Iván Zamorano disse nesta segunda-feira que não está surpreso com a classificação antecipada da "La Roja" para as quartas de final da Copa América porque considera que a equipe de Reinaldo Rueda conseguiu voltar a mostrar o futebol que conquistou as duas últimas edições do torneio.

"Na verdade, isso (a classificação) não me surpreendeu. Me surpreendeu muito mais o balanço dos amistoso que o Chile tinha feito, que não foram à altura do elenco que temos", disse o ex-jogador, que tem passagens por times como Real Madrid, Inter de Milão, Sevilla, América do México e Colo-Colo no currículo.

O Chile dissipou as dúvidas que pairavam sobre a seleção desde o desempenho ruim nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 logo nos dois primeiros jogos no Brasil. Na estreia da Copa América, goleou o Japão por 4 a 0. Depois, bateu o Equador por 2 a 1. Hoje, decide com o Uruguai quem ficará com o primeiro lugar do grupo C.

"Essas duas partidas que tivemos na Copa América me fizeram lembrar da equipe bicampeã da América", disse o ex-jogador, que esteve hoje no Evolução Conmebol, uma galeria aberta pela entidade máxima do futebol sul-americano na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, para expor os troféus concedidos aos vencedores das competições disputadas no continente.

"Estou contente de ver um Chile muito mais competitivo, mais sólido. Estamos todos com a esperança de que possamos conseguir o tri", continuou o ex-artilheiro, que marcou oito gols em Copa América com a camisa da seleção do Chile.

Zamorano explicou que, antes do início do torneio, o Chile passou por dificuldades devido às lesões de vários importantes jogadores. Além disso, o elenco precisava se adaptar ao trabalho de Rueda, que assumiu o comando da 'La Roja' em janeiro do ano passado.

"Foi difícil para nós entender essa filosofia que Rueda tentava impor", disse o craque, que também elogiou a integração gradual de novos jogadores ao time.

"Sem dúvida isso tem a ver com oito homens na equipe titular que vêm de uma história muito importante, que participaram de um projeto que levou o Chile ao máximo", analisou, em referência a alguns dos veteranos que seguem como titulares da seleção, como Alexis Sánchez, Arturo Vidal e Eduardo Vargas.

Sobre o adversário das quartas de final da Copa América, Zamorano disse que seus compatriotas devem pensar, antes de tudo, em terminar com o primeiro lugar da chave.

"Terminar como líderes do grupo representaria uma injeção de ânimo muito grande para os jogadores. Depois, venha o que vier. O Chile tem que estar preparado para tudo", frisou.

"Nas últimas edições da Copa América, enfrentamos Peru, Uruguai, Colômbia. Não podemos pensar em tentar escolher rival porque não se vence hoje na América do Sul com camisa ou com história. As partidas precisam ser vencidas", concluiu Zamorano. EFE