Topo

Zamorano vê extinção dos camisas 9 de ofício e elogia Falcao García

24/06/2019 16h17

Hernán Bahos Ruiz.

Rio de Janeiro, 24 jun (EFE).- O chileno Iván Zamorano disse, em entrevista à Agencia Efe que está observando o fim da era dos grandes centroavantes de ofício e que vê o colombiano Falcao García como um dos últimos remanescentes.

"Hoje em dia, os grandes artilheiros do mundo não são 9. Lionel Messi não é nove, Cristiano Ronaldo não é nove. Acredito que o único que resta nesse aspecto é Radamel", disse 'Bam Bam', se referindo ao primeiro nome do jogador do Monaco.

"Pela maneira de cabecear, pela maneira de se movimentar dentro da área, a maioria dos gols de Falcao são dentro da área. É um 9 de área, que hoje estão em extinção", completou.

O vice-artilheiro da Copa América de 1999 foi questionado sobre quem seria seu herdeiro no futebol. O ex-jogador brincou e revelou só pensar em um nome para o futuro.

"Meu sucessor tem 11 anos, é meu filho. Se chama Iván Zamorano", se divertiu.

Sobre os atacantes que disputam a Copa América e poderiam lembrar o estilo de jogo que apresentava nos gramados pelo mundo, o chileno citou alguns nomes, mas voltou a cair no experiente jogador da seleção colombiana.

"Vejo Cavani, que tem muitas coisas minhas. Em Duván Zapata também vejo algumas coisas. Talvez, fisicamente, pela maneira de se movimentar, parece que Radamel Falcao é o que mais se parece", avaliou.

Zamorano fez também uma menção ao atacante peruano Paolo Guerrero, ex-Corinthians, Flamengo e, atualmente no Internacional, nem tanto pela característica como jogador, mas mais pela forma de se comportar dentro das quatro linhas.

"Do ponto de vista da minha maneira de jogar, da garra, o que mais se parece é Guerrero. Sem dúvidas, ele significa a luta, a entrega dentro do campo. Como eu sentia o futebol, vejo refletido nele", apontou. EFE