Topo

COI anuncia inclusão provisória de breakdance e mais 3 esportes para 2024

25/06/2019 14h20

Redação Central, 25 jun (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta terça-feira que breakdance, escalada esportiva, skateboarding e surfe estão incluídos provisoriamente no programa dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecerão em 2024.

"Os quatro esportes proposto estão totalmente em linha com a Agência 2020, porque contribuem para que o programa seja mais equilibrado, quanto a gênero, e mais urbano, e oferecem uma oportunidade de se conectar com uma geração mais jovem", afirmou o presidente do COI, Thomas Bach.

O breakdance e a escalada esportiva já fizeram parte dos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados em Buenos Aires, no ano passado. Já skateboarding e surfe estrearão nos Jogos de Tóquio, que acontecerá daqui um ano - assim como a escalada.

A proposta das quatro modalidades permite a inclusão de mais 248 atletas no evento poliesportivo, o que aumenta para 10.500 no total, divididos meio a meio entre homens e mulheres.

"Nosso objetivo, desde o início, foi destacar o que foi a força dos Jogos durante 32 edições, a diversidade dos esportes e a emoção que resulta no rendimento, ao mesmo tempo que aproveitamos a oportunidade que nos oferece o COI, para melhorar o programa e oferecer uma nova dimensão", disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de 2024, Tony Estanguet.

A partir da decisão provisória de hoje, a Comissão do Programa Olímpico continuará a análise e a observação das quatro modalidades. A partir de agora, nenhum poderá ser adicionado para a edição que acontecerá daqui cinco anos. Em dezembro deste ano, haverá uma definição sobre os quatro esportes. EFE