Topo

Verstappen bate Leclerc no fim e vence o GP da Áustria pelo 2ª ano seguido

30/06/2019 11h53

Redação Central, 30 jun (EFE).- O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu neste domingo, o Grande Prêmio da Áustria, em prova com reta final espetacular, em que dois jovens de apenas 21 anos protagonizaram duelo que fez lembrar os velhos tempos da Fórmula 1.

Empurrado pela torcida holandesa, que voltou a lotar as arquibancadas do Red Bull Ring, o piloto da equipe da casa se recuperou de uma largada ruim e, depois de uma briga acirrada com o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, fez ultrapassagem a duas voltas do fim e repetiu a vitória do ano passado no circuito.

Esta foi a sexta vez na carreira que Verstappen cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Com a manobra na curva 1, o holandês ainda impediu que o jovem piloto da escuderia italiana subisse ao topo do pódio na categoria de maneira inédita.

Leclerc, de 21 anos e sete meses, foi impedido ainda de se tornar o terceiro mais jovem a vencer uma corrida na Fórmula 1, atrás apenas do próprio Verstappen, que ganhou com 18 anos e 7 meses, na Espanha, em 2016, e do alemão Sebastian Vettel, que levou a melhor na Itália, em 2008, com 21 anos e dois meses.

Hoje, o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, terminou na terceira colocação, completando o pódio. Logo atrás, ficaram dois pilotos que tiveram problemas durante a prova, Vettel, da Ferrari, em quarto, e o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, em quinto.

O alemão da escuderia italiana sofreu com problema em uma parada nos boxes, depois de ter largado na nona posição e, ainda assim, conseguiu ser consistente para escalar várias posições. Já o líder do campeonato teve problema na asa dianteira durante a etapa e, pela primeira vez na temporada, não foi primeiro ou segundo lugar.

O 'top-10' do Grande Prêmio da Áustria foi completado do sexto ao décimo lugar, na ordem, pelo britânico Lando Norris, da McLaren; pelo francês Pierre Gasly, da Red Bull; pelo espanhol Carlos Sainz, da McLaren; e pelo finlandês Kimi Raikkonen e o italiano Antonio Giovinazzi, ambos da Alfa Romeo.

Na tabela de classificação, Hamilton segue folgado, com 197 pontos, contra 166 de Bottas. Verstappen, com os pontos da vitória de hoje e da melhor volta, chegou a 126, assumindo o terceiro lugar, com três pontos a mais que Vettel. Leclerc segue em quinto, com 102. EFE