Topo

Nike desiste de tênis com bandeira antiga dos EUA após pedido de Kaepernick

Nike cogitou comercializar tênis com bandeira antiga dos Estados Unidos - REUTERS/Lucas Jackson
Nike cogitou comercializar tênis com bandeira antiga dos Estados Unidos Imagem: REUTERS/Lucas Jackson

02/07/2019 12h10

Redação Central, 2 jul (EFE).- A Nike decidiu cancelar o lançamento de um novo tênis esportivo que teria uma das primeiras versões da bandeira dos Estados Unidos, assim atendendo um pedido do jogador de futebol americano Colin Kaepernick, segundo "The Wall Street Journal".

A parte de trás do tênis Air Max 1 Quick Strike Fourth of July mostraria uma bandeira americana com apenas 13 estrelas (a atual possui 50) que formam um círculo. Essa versão original é creditada à costureira Betsy Ross.

"The Wall Street Journal" destaca que Kaepernick comunicou à Nike que a empresa não deveria usar essa versão da bandeira, já que ele e outros atletas a consideram um símbolo ofensivo devido à conexão com um momento em que a escravidão era legalizada nos Estados Unidos.

Em comunicado oficial, a Nike informou que decidiu não lançar o polêmico modelo, "já que apresentava uma versão antiga da bandeira americana", mas não fez nenhum comentário sobre a possível pressão do ex-quarterback do San Francisco 49ers.

Kaepernick se ajoelhou durante o hino nacional em 2016 como protesto contra o racismo e a brutalidade policial nos Estados Unidos. O jogador não disputa a NFL desde que optou por encerrar o contrato com a equipe californiana, no início de 2017.

O ativismo de Kaepernick entrou em conflito com os donos das equipes da NFL e o presidente dos EUA, Donald Trump, que pediu de maneira expressa para que todos os jogadores que não respeitassem o hino nacional fossem demitidos imediatamente.

Após ser marginalizado na NFL, Kaepernick, que já era patrocinado pela Nike desde 2011, voltou a aparecer em uma nova campanha publicitária no começo da temporada de 2018.

Apesar de ter desistido dos tênis com a antiga bandeira americana, a Nike ainda oferece o Air Max 1 em vermelho, branco e azul, e diz que o calçado "atualiza o design lendário com cores patrióticas".

Segundo "The Wall Street Journal", a empresa pediu para que as lojas que já tinham recebido os tênis com a bandeira antiga dos EUA devolvessem todo o material. EFE