Topo

Após título da Argélia, 198 pessoas são detidas em distúrbios na França

20/07/2019 07h32

Paris, 20 jul. (EFE).- Pelo menos 198 pessoas foram detidas na noite de sexta-feira para sábado em diversas cidades da França durante distúrbios associados às comemorações do título da Argélia na Copa Africana de Nações.

O Ministério do Interior da França informou que desses 198 detidos, 177 ficaram sob custódia em delegacias.

A maioria das detenções (102) aconteceu em Paris, onde milhares de pessoas se concentraram em diversos pontos da cidade após a vitória da Argélia sobre Senegal por 1 a 0 na final da CAN, e em particular nos bairros de Champs-Élysées Paris e Barbès, onde vive uma grande comunidade de origem argelina.

Os primeiros confrontos em Champs-Élysées com os torcedores argelinos começaram, segundo o jornal "Le Parisien", no início da madrugada. A polícia interviu usando gás lacrimogêneo.

Em Barbès, desde a tarde de sexta-feira algumas ruas foram literalmente ocupadas por uma multidão que que assistiu ao jogo em telões e em bares. Uma bandeira gigante da Argélia permanecia pendurada na manhã deste sábado no bairro.

Os torcedores também comemoraram fazendo buzinaços durante boa parte da madrugada em outras cidades como Toulouse, Lille, Estrasburgo e Lyon, onde houve alguns confrontos com a polícia no bairro da Guillotière e as vitrines de algumas lojas ficaram destruídas. EFE