Topo

Yates vence nos Pireneus; Alaphilippe sofre para manter camisa amarela

21/07/2019 13h31

Prat D'Albis (França), 21 jul (EFE).- Com uma grande exibição e uma fuga solitária, o britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott) venceu a 15ª etapa do Tour de France neste domingo, enquanto o francês Julien Alaphilippe (Quick-Step) precisou se desdobrar para se manter na liderança da classificação geral.

Na terceira etapa seguida de montanha nos Pireneus, um deslocamento de subida de 185 quilômetros entre Limoux e Foix Prat d'Albis, Yates atacou no último porto e cruzou a linha de chegada sozinho, 4h47min04s depois da largada. O vencedor da Volta da Espanha de 2018 obteve uma vantagem de 33s para o também francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), segundo colocado do dia, e para o espanhol Mikel Landa (Movistar), terceiro.

Para Alaphilippe, o dia não foi dos mais fáceis. A cerca de oito quilômetros da linha de chegada, o dono da camisa amarela não aguentou o ritmo da concorrência e sentiu falta de um trabalho de equipe, já que os outros ciclistas da Quick-Step ficaram ainda mais para trás.

Com muito esforço, o francês ainda diminuiu o prejuízo no quilômetro final e ficou em 11º lugar na etapa, a 1min49s de Yates. Com isso, lidera o Tour com um tempo total de 61h00min22s, a 1min35s do também britânico Geraint Thomas (Ineos), que cruzou a linha de chega em sétimo e ainda está em segundo no geral.

Alahphilippe e todos os outros ciclistas terão um dia de descanso nesta segunda-feira para a partir de terça partirem em busca do título. O Tour terminará oficialmente no domingo, mas o vencedor será definido um dia antes. EFE