Topo

Cruzeiro abre participação do Brasil nas oitavas em visita ao River Plate

22/07/2019 11h59

Buenos Aires, 22 jul (EFE).- O Cruzeiro será nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), o primeiro time brasileiro a entrar em campo pelas oitavas de final da Taça Libertadores, em visita ao River Plate, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

A Raposa teve ótima participação na fase de grupos, com cinco vitórias e uma derrota - sofrida na última rodada, já com classificação e liderança garantidas. Dona da segunda melhor campanha da etapa, atrás apenas do Palmeiras, a equipe acabou sendo colocada no caminho do atual campeão continental.

O River não teve vida fácil nesta edição, em que começou com três empates, com Alianza Lima, Palestino e Inter. Depois, virou o turno batendo os representantes de Peru e Chile, o que assegurou a vaga nas oitavas, atrás do Colorado, com quem empatou no Monumental, na última rodada da chave.

Para o início do duelo nas oitavas de final, os dois adversários se encontram em momentos muito distintos, já que o Cruzeiro vem atuando regularmente pela Copa do Brasil, em que eliminou o Atlético Mineiro e foi às semifinais, e pelo Campeonato Brasileiro, em que ocupa a 16ª colocação.

No último sábado, o técnico Mano Menezes optou por colocar os reservas em campo, no empate com o Bahia em 0 a 0. O resultado manteve a equipe mineira muito próxima da zona de rebaixamento da competição nacional, com dez pontos, apenas um a mais que o Fluminense.

Já o River, depois de conquistar a Recopa Sul-Americana, em 30 de maio, quando bateu o Athletico Paranaense por 3 a 0, no Monumental, teve férias, fez dois amistosos, contra América e Chivas Guadalajara, ambos do México, em que levou a melhor.

Os 'Millonarios fizeram apenas um jogo oficial, em que passaram nos pênaltis pelo Gimnasia de Mendoza, da segunda divisão, na segunda fase da Copa Argentina, após ficarem no 1 a 1, em partida realizada no estádio Único de Villa Mercedes.

Apesar de ter mais ritmo de jogo, o Cruzeiro chega com problemas de peso para a visita ao River, já que não contará com o atacante Fred, que foi vetado pelo departamento médico devido uma crise de labirintite. Para piorar, o meia Thiago Neves é dúvida, por causa de dores na panturrilha direita.

Com isso, a Raposa desembarca em Buenos Aires em meio a mistério sobre a formação dos setores de meio e ataque. Mano Menezes, inclusive, fechou o último treino em Belo Horizonte, no domingo, e também não permitiria torcedores e jornalistas na atividade desta segunda-feira, na capital da Argentina.

Caso seja liberado para começar a partida, Thiago Neves pode ser incluído no 11 inicial, como homem de ataque. Sem o experiente jogador, Robinho, Marquinhos Gabriel e Pedro Rocha seriam escalados mais avançados.

O River, com relação ao time que bateu o Gimnasia de Mendoza, terá três mudanças, com a volta do goleiro Franco Armani e o do atacante Matías Suárez, que foram poupados e entrarão nos lugares de Germán Lux e Rafael Santos Borré - que está suspenso, além disso -, respectivamente.

Além disso, o volante Nicolás De La Cruz substituirá Leonardo Ponzio, que está contundido e foi vetado pelo departamento médico do clube. O atacante Lucas Pratto, recuperado recentemente de problema físico, começará no banco de reservas.

Prováveis escalações:.

River Plate: Armani; Montiel, Martínez Quarta, Pinola e Angileri; Pérez, De La Cruz, Palacios e Fernández; Álvarez e Suárez. Técnico: Marcelo Gallardo.

Cruzeiro: Fábio; Luis Manuel Orejuela, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Romero e Jadson (ou Thiago Neves); Robinho, Marquinhos Gabriel e Pedro Rocha. Técnico: Mano Menezes.

Árbitro: Julho Bascuñán (Chile), auxiliado pelos compatriotas Christian Schiemann e Claudio Urrutia.

Estádio: Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina). EFE