Topo

Conmebol anuncia que presidente da AFA não será mais representante na Fifa

23/07/2019 17h24

Assunção, 23 jul (EFE).- A Conmebol anunciou nesta terça-feira a destituição do presidente da Associação de Futebol Argentina (AFA), Claudio Tapia, como representante da entidade no Conselho da Fifa, devido as críticas feitas depois da eliminação da seleção 'albiceleste' da Copa América.

Em carta enviada ao paraguaio Alejandro Domínguez, mandatário da Confederação Sul-Americana, após a derrota para o Brasil por 2 a 0, pelas semifinais, fazendo duras críticas ao árbitro equatoriano Roddy Zambrano e também a instituição, garantindo que os argentinos foram prejudicados.

Tapia se referiu no texto dirigido à Conmebol, principalmente, a dois lances que o dono do apito não recorreu ao VAR para avaliar o que seriam falta de brasileiros na área. O líder da AFA chegou até a citar a interferência da comitiva do presidente Jair Bolsonaro na organização do jogo.

Hoje, o Conselho da entidade sul-americana se reuniu de maneira extraordinária, para avaliar as atitudes do dirigente argentino, além de ouví-lo pela primeira vez sobre o caso.

Foi decidido, após o encontro, retirar, de maneira imediata, a condição do argentino como representante da confederação sul-americana no Conselho da Fifa. Dessa forma, será convocada nova eleição para escolher o dirigente designado.

Apesar disso, Tapia seguirá como vice-presidente da Conmebol, função que exerce desde a destituição do uruguaio Wilmar Valdez, acusado de corrupção. EFE