Topo

Com Neymar como incógnita, Barça abre Espanhol contra o Athletic Bilbao

15/08/2019 12h49

Madri, 15 ago (EFE).- Athletic Bilbao e Barcelona disputarão nesta sexta-feira a partida de abertura do Campeonato Espanhol, competição que começa com dúvidas sobre a possível volta de Neymar e em relação ao futuro de jogadores importantes, como James Rodríguez e Gareth Bale, do Real Madrid, e Rodrigo, do Valencia.

Há também novidades no comando das equipes, a começar pelo retorno de Zinedine Zidane ao Real, que aconteceu em março. 'Zizou' tem a missão de comandar uma renovação da equipe madrilenha, que na última temporada conquistou "apenas" o título do Mundial de Clubes.

Outras novidades são Julen Lopetegui, ex-Real e ex-seleção espanhola, no Sevilla, Rubi no Betis, David Gallego no Espanyol e Asier Garitano no Alavés.

O sorteio do calendário, que pela segunda temporada seguida é assimétrico, definiu uma estreia no estádio San Mamés para o atual bicampeão espanhol, que ainda não sabe se poderá contar com Lionel Messi. O craque argentino vem sentindo dores na panturrilha esquerda e ainda não sabe se estará à disposição de Ernesto Valverde.

A equipe 'blaugrana' agora conta com o atacante Griezmann, que formará um badalado trio com Messi e Luis Suárez. O trio pode vir a se tornar quarteto, já que há negociações para o retorno de Neymar, mas uma reunião entre representantes do Barcelona e do Paris Saint-Germain na última terça terminou sem avanços.

O Bilbao também tem problemas para a primeira rodada. O treinador Gaizka Garitano não tem à disposição o zagueiro Iñigo Martínez nem os atacantes Iñigo Córdoba e Ibai Gómez.

No sábado, o Real Madrid estreará contra o Celta de Vigo no Balaídos. Será o primeiro jogo oficial de Eden Hazard pelo tridecacampeão europeu, que, ao menos por enquanto, ainda tem no elenco o meia James Rodríguez e o atacante Gareth Bale. Nenhum dos dois fazia parte dos planos de Zidane, mas a diretoria ainda não recebeu uma oferta de seu agrado pelos atletas.

Valencia e Real Sociedad se enfrentarão no Mestalla, também no sábado. A equipe anfitriã se reforçou com o goleiro Cillessen e o atacante Maxi Gómez, mas vive a expectativa pela saída do atacante Rodrigo, que tem proposta do Atlético de Madrid. No time basco, chegaram nove reforços, entre eles o jovem atacante Martin Odegaard.

O Atlético, que por mais uma temporada aparece como terceira via em relação a Barça e Real, estreará no domingo contra o Getafe no Wanda Metropolitano. Pelo preço pago - 126 milhões de euros - e pelo bom desempenho na pré-temporada, quem gera grande expectativa nos 'Colchoneros' é o atacante João Félix.

Além do português, chegaram ao elenco dirigido por Diego Simeone o lateral-direito Trippier, o zagueiro Felipe, o lateral-esquerdo Renan Lodi e os meio-campistas Marcos Llorente e Héctor Herrera, entre outros.

Também no domingo, o Sevilla, de Lopetegui, jogará contra o Espayol no Cornellà-El Prat. O time andaluz tem para a temporada nada menos que 11 reforços, entre eles dois brasileiros, o zagueiro Diego Carlos, que estava no Nantes, e o volante Fernando, ex-jogador de Porto e Manchester City.

Programação da 1ª rodada do Campeonato Espanhol:.

Sexta-feira.

Athletic Bilbao - Barcelona.

Sábado.

Celta de Vigo - Real Madrid.

Valencia - Real Sociedad.

Mallorca - Eibar.

Leganés - Osasuna.

Villarreal - Granada.

Domingo.

Alavés - Levante.

Espanyol - Sevilla.

Betis - Valladolid.

Atlético de Madrid - Getafe. EFE