Topo

Com golaço de Scarpa, Palmeiras bate Grêmio em Porto Alegre

20/08/2019 23h31

Porto Alegre, 20 ago (EFE).- O Palmeiras deu um passo importante rumo às semifinais da Taça Libertadores nesta terça-feira ao vencer o Grêmio por 1 a 0 fora de casa, em Porto Alegre, graças a um bonito chute de fora da área do meia Gustavo Scarpa, ainda no primeiro tempo.

Em cobrança de falta ensaiada, Scarpa encheu o pé após o toque de Marcos Rocha e marcou seu décimo gol em 2019. Na Libertadores, o meia tem seis e divide a artilharia do torneio continental com dois jogadores que já estão eliminados: Marco Ruben, do Athletico Paranaense, e Adrián Martínez, do Libertad.

Para se colocar entre os quatro melhores da América do Sul pelo segundo ano seguido, o Alviverde jogará pelo empate daqui a uma semana, no Allianz Parque. O Grêmio, que, assim como o adversário, caiu nas semifinais no ano passado, precisará vencer. Se devolver o 1 a 0, terá de resolver na disputa de pênaltis, enquanto um triunfo por qualquer outro placar o classificará.

Renato Gaúcho teve apenas um desfalque para o duelo na Arena do Grêmio, o lateral-direito Léo Moura, que sofreu lesão no músculo superior da coxa esquerda durante o empate com o próprio Palmeiras em 1 a 1 no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

No Palmeiras, o técnico Luiz Felipe Scolari teve os principais jogadores à disposição e optou por escalar o atacante Luiz Adriano, que disputou uma partida de Libertadores pela segunda vez na carreira. A primeira foi em 2007, na derrota do Internacional para o Nacional-URU por 3 a 0. Era a estreia do Colorado, que defendia o título, mas foi eliminado na fase de grupos.

A equipe visitante atacou mais desde o começo e, no primeiro tempo, o Tricolor teve apenas uma finalização perigosa, de Jean Pyerre, aos sete minutos. O jovem meia recebeu de Everton e arriscou da intermediária, mandando rente à trave.

O maior ímpeto ofensivo e a melhor organização para criar jogadas por parte do Palmeiras resultaram em gol - e um golaço - aos 30 minutos. Em cobrança de falta ensaiada de muito longe, Marcos Rocha rolou e Gustavo Scarpa acertou um lindo chute no ângulo esquerdo. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

O Grêmio se soltou mais na segunda etapa, mas ficou exposto aos contra-ataques do atual campeão brasileiro. Aos sete minutos, Marcos Rocha cobrou lateral, Matheus Henrique tentou afastar, mas foi mal, dando um presente para Dudu, que arrematou no contrapé de Paulo Victor. Desta vez, o arqueiro fez grande defesa.

Aos 17, os visitantes partiram no três contra três. Scarpa puxou o contragolpe e deu para Willian, que preparou o chute, mas rolou para Dudu, que teve o arremate travado e ficou com o escanteio. Mais tarde, aos 30, Carlos Eduardo, que havia substituído Scarpa, tocou para o próprio Dudu, que acertou a trave.

O Grêmio ainda jogou por pouco mais de 15 minutos com um a mais. Aos 31, Felipe Melo fez falta em Luciano, que havia entrado na vaga de Alisson, e foi expulso pelo segundo jogo seguido. O 'Pitbull' havia visto o vermelho contra o Bahia, pelo Brasileirão, há nove dias.

No entanto, o mais perto que o tricampeão da América esteve do empate foram dois chutes de fora da área, aos 38 minutos, com Matheus Henrique, e aos 40, com Jean Pyerre, mas ambos foram pela linha de fundo.

Ficha técnica:.

Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez (Juninho Capixaba); Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre; Alisson (Luciano), Everton e André (Diego Tardelli). Técnico: Renato Gaúcho.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa (Raphael Veiga); Dudu, Willian (Thiago Santos) e Luiz Adriano (Carlos Eduardo). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Árbitro: Patricio Loustau (Argentina), auxiliado pelos compatriotas Juan Pablo Belatti e Diego Bonfá.

Cartões amarelos: Kannemann (Grêmio); Felipe Melo e Thiago Santos (Palmeiras).

Cartão vermelho: Felipe Melo.

Gol: Gustavo Scarpa (Palmeiras).

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre. EFE